Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Acidente no aterro de Itaquaquecetuba- SP


A explosão no aterro sanitário em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, provocou o desmoronamento de pelo menos 120 mil toneladas de terra.

 Testemunhas contaram que ocupantes de um carro que passava perto do aterro na hora da explosão podem ter sido soterrados, o que não foi confirmado nesta segunda-feira (25) pelas autoridades.





Consequências:
Desmoronamento de aterro sanitário pode poluir Rio Paraíba



Chorume das 450 mil toneladas de lixo espalhadas na Estrada do Ribeira pode escorrer para córrego


O desmoronamento de um aterro sanitário, nesta manhã de segunda-feira, 25, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, pode trazer graves danos ambientais. Existe a hipótese de quantidades de chorume, das 450 mil toneladas de lixo espalhadas na Estrada do Ribeira, escorrerem para o córrego Taboãozinho. Suas águas desembocam no Rio Paraíba, responsável pelo abastecimento da região do Vale do Paraíba.




Paulo Liebert/AELocal é de propriedade da empreiteira Pajoan, licenciada pela Cetesb



 Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) recolheram amostras d'água para avaliar se foram ou não contaminadas. O chorume é um líquido originado da decomposição de resíduos orgânicos e possui potencial de poluir volumes em larga escala.


De acordo com a companhia, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, equipes planejam neste momento a remoção de um montante de terra e lixo de cerca de 12 metros de extensão. Uma parte do material já está sendo retirada com tratores, na tentativa de apressar a limpeza das margens do córrego.


Não houve explosão, como suspeitou-se ao longo do dia. Aconteceu, sim, segundo a Cetesb, um deslocamento da área, de causa ainda investigada.


O local é de propriedade da empreiteira Pajoan, licenciada pelo órgão. Além de Itaquaquecetuba, recebia resíduos urbanos de Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Salesópolis e Biritiba Mirim.


Seu encerramento definitivo, previsto para quando atingisse a cota de 755 metros de lixo, deve ser adiantado. Após o desastre, a Prefeitura de Itaquaquecetuba provavelmente embargará o empreendimento. ( Estadão.com)

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,desmoronamento-de-aterro-sanitario-pode-poluir-rio-paraiba,710627,0.htm

Fonte: G1.com e Jornal Folha de SP- 25/04


E a semana começa...

Veremos próximos cápítulos dessa novela- o culpado

BOA SEMANA A TODOS NÓS!!

                  ÉRICA SENA

2 comentários:

  1. O prefeito de Itaquaquecetuba só se importou coma cidade no 1ºmandato agora estamos jogados as traças,os postos de saúde estão uma vergonha e agora até quando vamos dormir e acordar e o nosso lixo estará nas lixeiras? É lógico até quando couber.Bom Dia

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...