Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 18 de maio de 2012

5/06- Seminário SP + Limpa




O Instituto de Eletrotécnica e Energia convida para:

São Paulo Mais Limpa        
                            


No dia 5 de junho, a Rede Globo e a Universidade de São Paulo (USP) promovem o Seminário SP + Limpa. Inspirado na série jornalística exibida no telejornal SPTV, 1ª e 2ª edições, o evento acadêmico reunirá professores, estudantes e diversos setores da sociedade para discutir a atual Política Nacional de Resíduos Sólidos e apontar soluções alternativas para a questão que atinge os grandes centros urbanos.

Em 2011, por exemplo, São Paulo produziu uma média diária de 18 mil toneladas de resíduos sólidos, sendo que, deste total, apenas 214 foram recicladas. A cidade, que conta com apenas 21 cooperativas para realizar a coleta seletiva, gasta quase R$ 1 bilhão por ano com o lixo.
Para refletir sobre o assunto, especialistas em resíduos sólidos discutirão o tema dentro de uma perspectiva multidisciplinar sob a apresentação e mediação da jornalista Monalisa Perroni. O seminário que acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente terá como palestrantes: Carlo Ratti, diretor do Laboratório SENSEable City do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde desenvolve o projeto Trash Track, em que um chip é utilizado para rastrear o caminho percorrido pelo lixo e identificar o destino dos resíduos sólidos; Maria Cecília Loschiavo, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que pesquisa o trabalho de catadores e cooperativas de lixo; Jorge Alberto Soares Tenório, diretor do Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos, que analisa o assunto com base em processos de reciclagem e tratamento do lixo; Patrícia Iglecias, professora da Faculdade de Direito da USP, cuja atuação está centrada na questão legal dos resíduos sólidos; e Sabetai Calderoni, presidente do Instituto Brasil Ambiente e Instituto de Desenvolvimento Sustentável, que trata do assunto sob o enfoque econômico.

O evento é gratuito 
Acontecerá no Auditório Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas Jr. da Escola Politécnica da USP. O prédio fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380, Butantã - São Paulo. 
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail globo.universidade@tvglobo.com.br e as vagas estarão limitadas à capacidade do auditório.
 O credenciamento começará às 8h. O Seminário SP + Limpa é uma realização do Globo Universidade e da Central Globo de Jornalismo em parceria com Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), a Escola Politécnica da USP e o Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos.

Fonte: Instituto de Eletrotécnica e Energia - IEE/USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...