Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Moda sustentável: adote o verde


A situação do meio ambiente depende diretamente da ação do homem no planeta  e da consciência sobre atos ligados especialmente ao consumo. Isso não é novidade, mas como podemos sair de uma situação de passividade para praticar ações que nos coloquem como colaboradores da manutenção de um meio ambiente saudável?

A moda, que está em nossas vidas diariamente, é também um setor que tem direta e indiretamente consequências na questão ambiental, mais do que você possa imaginar.

O primeiro fato, a moda está ligada à confecção de produtos e diretamente ao consumo, ainda por cima quando implica em itens que precisamos usar diariamente, além de assuntos ligados à beleza e imagem diante da sociedade. Segundo, porque fomenta uma grande indústria para manter sua produção tanto no vestuário ou calçados, produções que na grande maioria resultam na poluição atmosférica e na degradação do meio ambiente.

O que implica que desde a matéria-prima utilizada até a embalagem, estabelece uma relação que afeta em linha direta o ecossistema. Por isso a importância de entender e ser usuário de uma moda sustentável, que segue procedimentos que não tragam tantos prejuízos.

O que é moda sustentável?

Essa preocupação e a busca para diminuir os prejuízos causados por falta de harmonia entre o homem e a natureza, faz aparecer iniciativas que procuram criar uma produção menos prejudicial.
A metodologia aqui adotada une em uma mesma produção: ecologia e tecnologia no mundo fashion. Mas o processo não é simples, um exemplo é que na plantação de algodão é utilizado cerca de um quarto do inseticida produzido no mundo, para mudar essa técnica convencional é também necessário que, além da responsabilidade social da empresa, haja por parte do consumidor a diferenciação de produtos, a escolha pelo classificado como orgânico e um controle no ato de consumir.

Em três fases as mudanças são necessárias para reverter o mal que a produção têxtil em larga escala faz: o ecological footprint, traduzido para o português como “pegada de carbono”, representado por componentes ligados à terra/área de plantio/pastagens etc; a quantidade de água e por fim, quantidade de agrotóxicos usados nas plantações da matéria-prima, de um tecido por exemplo.

Um consumo consciente

Materiais como Juta, fibra de bambu, algodão orgânico e garrafas PET ganham novas formas e respeito no mundo da moda, a natureza agradece. 

A Juta, que é uma fibra têxtil vegetal plantada na Amazônia e lembra o linho, não provoca impacto ambiental por somente utilizar água em sua plantação, sem a necessidade de agrotóxicos, além de biodegradável, assim como é também a fibra de bambu.

Buscar empresas que tem uma produção voltada à sustentabilidade e que incentive mudanças responsáveis é uma atitude decente. Reutilizar, reciclar e diminuir o consumo dentro de casa é um adicional forte à causa.

                                                                                                           Por Roberta Clarissa Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...