Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Vitrine Pensar Eco: Sifão ecológico


Atualmente a crise hídrica virou a bola da vez...ela chegou em muitos estados de maneira assustadora e insustentável, deixando a sociedade, o setor industrial e poder público de "calças curtas", por mais que tivessem sido avisados durante décadas.

Inúmeras medidas devem ser tomadas por todos para evitar o desperdício da água. E pensando nisso, Pensar Eco apresenta mais uma projeto sustentável voltado ao tema hídrico: o sifão ecológico 


Sobre o Sifão ecológico 

É  o primeiro sistema hidráulico valvulado que comprovadamente economiza água através do seu reuso, e que acreditamos ser um desses acertos.

Seu primeiro protótipo foi desenvolvido em 2008 junto com os alunos do Professor 
Reinaldo P Moreira  durante o curso profissionalizante da Associação Horizontes de Instalações Hidráulicas na Fundação Casa – São Paulo. O Prof. Reinaldo lançou um desafio aos seus alunos de construir esse sifão,e  para sua surpresa  chegaram com êxito ao 1º modelo – o Aloha. A partir daí, o Sifão Ecológico teve o apoio da Fundação Abrinq para levar adiante o seu conceito nas oficinas profissionalizantes da RSP Surf School em 2009.

Desde então houve uma evolução do primeiro protótipo que culminou em um segundo modelo que, embora artesanal, apresentou um desempenho ainda melhor, apontando para um promissor projeto de industrialização de uma terceira versão – economicamente mais viável e que ganhou um stand para exposição na 2ª Feira de Invenções na SEPEX da UFSC em 2010.

O gasto inicial com o sifão será compensado com a redução do consumo de água refletido na conta de água no final do mês, podendo inclusive, gerar uma redução de despesas progressivas nos meses seguintes.


Durante o período de testes em que o protótipo do sifão ecológico foi instalado em uma residência em São Paulo, pudemos constatar que em 30 dias houve uma redução de 3600 litros no consumo medido, refletindo-se numa economia de R$ 40,40 na conta de água.

De acordo com as projeções, é possível afirmar que o investimento no Sifão Ecológico (R$ 50,00 no modelo industrial) retornará entre 1 a 2 meses com a economia na conta de água.


Assista ao vídeo e veja como funciona:




Contato com Reinaldo Parisi Moreira:  reinaldoarq@gmail.com


Fonte: Reinaldo P Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...