Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Programa de Transição Energética da França proíbe artigos descartáveis


França proíbe pratos e talheres descartáveis

Colheres, facas, garfos, pratos… Artigos descartáveis, em breve, não terão mais vez na mesa dos franceses. É que o parlamento do país aprovou lei que proíbe a venda desses produtos, responsáveis pela geração de toneladas de lixo todos os anos.
A medida faz parte do Programa de Transição Energética da França e deve começar a valer a partir de janeiro de 2020. A maioria da população, no entanto, não curtiu nem um pouco a ideia.
A intenção inicial da bancada ambientalista, que propôs a medida, era emplacar a lei já em 2017, mas a resistência da população – e, também, de muitos políticos – adiou a mudança em mais três anos.
Quem é contra a proposta alega que os descartáveis são extremamente práticos, baratos e mais higiênicos, além de serem opção para as famílias de baixa renda – que, em vez de jogá-los no lixo, reutiliza esses artigos.
Já quem é a favor da medida é categórico: não há mais espaço para artigos descartáveis, de qualquer natureza, na sociedade moderna, que vive uma evidente crise ambiental. 
Segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatísticas da França, os pratos e talheres descartáveis geram 30 mil toneladas de lixo, todos os anos, só na França. Por que não substituir o uso desses materiais por outros mais duráveis? Nós somos a favor, e você?

O Programa de Transição Energética da França ainda prevê o fim do uso das sacolas plásticas no país a partir de 2016.
Pensar Eco comenta:
Eu concordo com essa Lei, mas esse prazo é muito longo.
Vc concordaria se essa lei fosse aplicada no Brasil?
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...