Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 28 de julho de 2015

Vitrine Pensar Eco: Iniciativa Verde lança terceira edição da Revista Plantando Águas



A Iniciativa Verde, por meio do projeto Plantando Águas patrocinado pela Petrobras e realizado em parceria com 20 instituições, lança em julho a terceira edição da Revista Plantando Águas, de 32 páginas.

Esta edição conta com uma matéria especial sobre os dois anos do projeto. Também ensina como instalar em casa, seja no campo ou na cidade, uma cisterna. Tem uma entrevista exclusiva com a Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água, coalizão de organizações da sociedade para propor soluções para a crise da água em São Paulo. 

Traz dicas de livros, novidades da área rural, entre outros. Duas mil cópias da revista serão distribuídas para os participantes do projeto, mas ela pode ser baixada por todos por meio do endereço:
http://www.iniciativaverde.org.br/biblioteca-nossas-publicacoes.php .

Durante a entrevista, Marussia explicou que a crise hídrica na região Sudeste tem quatro principais causas. A especialista alertou, também, que a tendência em relação a água é aumento do consumo, poluição, exploração de aquíferos. “Daqui para frente é necessário construir uma nova cultura do cuidado com a água. Cuidar nas áreas urbanas e rurais, tratar e reutilizar sempre que possível, garantir que um uso não prejudique o outro, tarifas justas e distribuição eficiente e controle e participação social”, completa.

A matéria de capa, sobre o projeto Plantando Águas, resume tudo o que foi feito. Para se ter uma ideia: 163 famílias de proprietários rurais participaram do projet;, 3.960 crianças da rede de ensino tiveram aulas no Centro de Educação Ambiental; foram instaladas 116 fossas sépticas biodigestoras, 67 cisternas; plantados 75,66 hectares de Agroflorestas e árvores nativas. Além do que foi feito no campo e ideias para se replicar, a matéria traz depoimentos dos proprietários rurais participantes: “Eu posso dizer que estou mais contente, satisfeito, alegre porque estou conseguindo realizar um sonho que tinha desde quando nasci. Hoje, produzimos milho, feijão, manga, maracujá, hortaliça, tudo limpo, sem química nenhuma, sem veneno algum”, diz Sebastião da Frota Duque, do Assentamento Santa Helena, em São Carlos (SP).

A revista também tem uma matéria com o resultado do monitoramento da água feito em 22 pontos de locais participantes do projeto: praticamente, toda está comprometida para o consumo próprio. Nela, há uma explicação sobre o que fazer conforme a variável encontrada na água (muito ferro, coliformes fecais, alumínio, nitrogênio) e os principais motivos que geram esse excesso de substâncias. A publicação mantém as seções de notas, fotos, biblioteca e como fazer (no caso, uma cisterna).

Obs.: A revista recebeu o Selo Carbon Free da Inciativa Verde, atestando que as compensações das emissões de carbono envolvidas em sua produção foram compensadas com o plantio de árvores nativas em áreas degradadas de Mata Atlântica, e a certificação FSC.

Sobre o Plantando Águas


O projeto, patrocinado pela Petrobras tem como objetivo adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece o Código Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Aproximadamente, 160 famílias são beneficiadas diretamente nos municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Itapetininga, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Carlos e São Roque. Ao publicar esta cartilha, o projeto Plantando Águas espera contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e auxiliar os agricultores nessa adequação. 


Saiba mais sobre o projeto: 
http://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php .

Fonte: Iniciativa Verde

#VitrinePensarEco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...