Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Exposição gratuita: “Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”- BH,SP, RJ


Exposição gratuita de fotografias passa por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, com um alerta para o consumo consciente da água

Palestras gratuitas com Amyr Klink também integram o projeto patrocinado pela Sotreq         

Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro receberão a exposição “Linha D’Água”, que reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, destacando o uso racional da água nas expedições feitas pelo velejador. Klink já realizou mais de 40 viagens oceânicas e tornou-se referência nacional, quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários de água. 

É muito? Pouco? Quantos litros de água você gasta por dia? Seria possível viver consumindo menos de três litros por dia?O mundialmente respeitado navegador brasileiro Amyr Klink garante que sim. Há mais de 30 anos, ele passou 100 dias num barco, com um consumo diário de 2,7 litros de água. A viagem foi a primeira travessia a remo do Oceano Atlântico e até hoje o navegador brasileiro é o único homem do mundo que conseguiu completar esta façanha. A experiência deu origem ao best seller ‘Cem dias entre céu e mar’, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos dez livros mais vendidos de não-ficção no Brasil.

Essas e outras curiosidades fazem da exposição “Linha D’água” um programa imperdível, mas que serve de alerta também para a necessidade de economia e do uso racional dos recursos naturais, especialmente da água. Junto à exposição de fotos, uma das principais atrações de “Linha D’Água” será o barco original I.A.T., com o qual a Travessia do Atlântico a remo foi feita, que poderá ser visto de perto pelos visitantes.

O projeto “Linha D´Água” conta ainda com um livro-catálogo da exposição e uma cartilha infantil ilustrada com conteúdo relacionado ao consumo consciente da água. O material estará à disposição dos visitantes da exposição, que conta também com visitas monitoradas para escolas.

Fotografias
“Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” é uma exposição fotográfica dividida em três módulos, que remetem aos barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. Ao todo são 30 imagens, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente.

A mostra reúne imagens de autoria de Amyr Klink e também de Marina Klink, sua esposa, que desde os anos 80 já registrava belas imagens de esportes de aventura como asa-delta e competições de iatismo. Velejadora com mais de uma centena de competições no currículo, tornou-se uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do País. Seus primeiros registros pela Antártica aconteceram em 1995. Após 13 viagens para a região, reuniu 180 imagens no livro ‘Antártica - A Última Fronteira’.

Palestras
Nas três cidades por onde a exposição vai passar nos próximos meses – Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro – há palestras gratuitas agendadas com Amyr Klink. Ele conta sua história e fala também sobre as estratégias de consumo da água que utilizou em suas viagens, ao mostrar que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.
Nascido em São Paulo em 1955, Amyr Klink formou-se em economia e administração, e ficou internacionalmente conhecido por suas viagens ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou as expedições em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo. É autor de cinco livros, que registram algumas de suas principais aventuras, como a travessia a remo do oceano Atlântico, narrada em ‘Cem dias entre céu e mar’; a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, narrada em ‘Paratii: entre dois polos’; e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta, narrada em ‘Mar sem fim’. Ao longo de 30 anos, já tem em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas no Brasil e exterior.

As palestras serão gratuitas, mas é preciso retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site

Os vales deverão ser trocados pelo ingresso no local da palestra, no próprio dia do evento.
Confira abaixo a agenda, com as datas da exposição Linha D’Água e das palestras de Amyr Klink:

A cidade de Belo Horizonte recebe a exposição de 9 a 13 de setembro, no pátio de exposições do Centro Cultural Banco do Brasil, como parte da programação de eventos da Virada Cultural da cidade, que ocorre nos dias 12 e 13 de setembro.  A palestra com Amyr Klink será no dia 13/09, às 15h, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. Os vales-ingresso estarão disponíveis no site a partir do dia 27/08.

Em o Paulo, a exposição poderá ser conferida entre os dias 16 a 20 de setembro, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, de quarta a sábado das 7h às 22h, e das 10h às 22h no domingo. No mesmo espaço, no dia 17/09, o público poderá conferir a palestra com Amyr Klink, às 19h30, na sala 1 do Cine Cultural. Os vales-ingresso poderão ser impressos pelo site a partir do dia 03/09.

No Rio de Janeiro, a exposição é no Forte de Copacabana, entre os dias 1º a 06 de outubro, das 10h às 18h.   Os vales-ingresso para a palestra, que será no dia 06/10, às 15h, no Auditório Santa Bárbara, estarão disponíveis a partir do dia 22/09.

Por trás do projeto
Além de Amyr Klink, outros nomes de peso se reuniram em torno do projeto Linha D’Água. A professora da Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo, Dra. Sueli Furlan, foi a responsável técnica pelo desenvolvimento dos textos que compõem os painéis e catálogos da exposição. Viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, através da Lei Rouanet, e executado pela D’color Produções Culturais, o projeto foi inaugurado em 2014, com passagens pelas cidades de São Paulo, Itajaí e Jundiaí. A nova etapa, este ano, nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, tem patrocínio da Sotreq.

Sotreq
Patrocinadora da exposição “Linha D’água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, a Sotreq é uma das maiores revendedoras de produtos, serviços e soluções Caterpillar do mundo. Possui mais de 40 filiais no Brasil, atuando em segmentos como construção pesada e leve, mineração, energia, petróleo e marítimo. As empresas Somov (Movimentação de Materiais), Soimpex (Comércio Exterior), Sitech (Tecnologia e Monitoramento), MDPower (Distribuidor Master da Perkins) e Radix Engenharia e Software (serviços e soluções tecnológicas), além do Instituto Social Sotreq (iSSO), pertencem ao mesmo grupo empresarial da Sotreq.

D´color Produções Culturais
A D’color é uma produtora de eventos culturais de Campinas (SP) que assessora, planeja e executa projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos através de leis de incentivo. Com mais de cinco anos de atuação, já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas em diferentes regiões do país.


Serviço
Agendamento e Atendimento a escolas:

O agendamento para grupos escolares nas três cidades pode ser feito pelo telefone (19) 3256-4500 ou e-mail contato@dcolor.art.br, diretamente com a equipe da D’Color Produções Culturais.

BELO HORIZONTE – 09 a 13 de setembro
Exposição Linha D’Água - “Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”

Horário: Das 9h às 21h
Local: Pátio do CCBB BH
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários | Belo Horizonte – MG
Entrada franca.
Palestra com Amyr Klynk – 13/09
Horário: 15h
Local: Teatro CCBB BH
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários | Belo Horizonte – MG
Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 27/08. No dia do evento, os vale-ingressos devem ser trocados pelo ingresso para a palestra, das 13h30 às 14h45. Os vales que não forem trocados serão inviabilizados e ficarão disponíveis para o público no local.

SÃO PAULO – 16 a 20 de setembro
Exposição Linha D’Água  - “Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”

Horário: de segunda a sábado, das 07h às 22h, domingos e feriados das 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, nº2073. Jardim Paulista – São Paulo/SP
Entrada franca.
Palestra com Amyr Klynk – 17/09
Horário: 19h30
Local: Cine Cultura – Sala 1 | Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, nº2073. Jardim Paulista – São Paulo/SP
Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 03/09. No dia do evento, os vale-ingressos devem ser trocados pelo ingresso para a palestra. Os vales que não forem trocados serão invalidados e ficarão disponíveis para o público no local.

RIO DE JANEIRO – 01 a 06 de outubro
Exposição Linha D’Água  - “Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”

Horário: Das 10h às 18h
Local: Forte de Copacabana
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6 / Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca.
Palestra com Amyr Klynk – 06/10
Horário: 15h
Local: Auditório Santa Bárbara - Forte de Copacabana
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6 / Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 22/09. No dia do evento, os vale-ingressos devem ser trocados pelo ingresso para a palestra. Os vales que não forem trocados serão inviabilizados e ficarão disponíveis para o público no local.

“Linha D’Água - Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” é um projeto viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, através da Lei Rouanet

Fonte: a2n Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...