Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 10 de outubro de 2015

Nossas crianças precisam mais do que presentes, uma garantia de um futuro com qualidade de vida!

Crédito de imagem: Akatu


Está chegando o dia das crianças, e isto me fez refletir sobre o futuro delas! 

 A tecnologia se faz cada vez mais presente na vida das crianças e elas tiram de letra esse contato. Desde bem pequenas já sabem mexer no computador, nos celulares, televisores entre outros aparelhos. Acho que já nasceram com a habilidade de apertar botões ou passar o dedo nas telas “touch screen ", talvez a modernidade seja nata à essas últimas gerações, diferente das outras, incluindo a nossa geração, que vivenciaram as mudanças e tiveram que se adaptar com esse turbilhão de novidades tecnológicas.

Elas com certeza estão preparadas para manusear todos os aparelhos de última geração e explorar o mundo virtual, mas será que estão preparadas para enfrentar os problemas ambientais, frutos das nossas ações, num futuro próximo?

Será que, quando essas crianças se tornarem adultos, elas terão todos esses recursos que temos e desperdiçamos, por achá-los infinitos?

Nós recebemos um legado meio complicado das gerações passadas, em decorrência da Revolução Industrial e da urbanização das cidades,e não estamos conseguindo resolvê-lo,provavelmente transferiremos e acrescentaremos algo de pior nesse legado para as nossas crianças: um planeta desequilibrado, contaminado, poluído, com a biodiversidade extinta e ausência dos recursos naturais.

Será que nós pais, irmãos, tios, professores, estamos ensinando que por mais que o avanço esteja presente, e que o ato de consumir nos traga uma felicidade momentânea, o Planeta dá sinais que não suporta mais essa exploração insustentável?

Será, que nós adultos, estamos dando bons exemplos às crianças, mostrando que é necessários mudarmos nossos atos de consumo em prol de uma vida melhor e com respeito com a natureza?

É bom lembrar que o futuro dessas crianças está diretamente ligado às consequências do nosso modo de vida atual. Sendo assim, poderão passar por uma grande prova de fogo no futuro, como: driblar a escassez dos recursos naturais e dos alimentos e conviver com as catástrofes ambientais.

Por isso reflita!! Não adianta enchê-las de coisas supérfluas, e não garantir que ela cresça, perpetue sua espécie e viva com qualidade de vida.

Tenho certeza que  muitos pequenos se transformarão em grandes ambientalistas e que continuarão a nossa luta por um mundo melhor, mais harmônico e sustentável no que se refere as bases ambientais, sociais e econômicas.

                                                                              Érica Sena 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...