Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Conheça o Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo

https://www.facebook.com/movimentoparquetoronto/

Pensar Eco abraçou essa causa, e está apoiando e trabalhando para defender o Pq Cidade de Toronto. Conheça um pouco deste Movimento!

Sobre o Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo
Devida a preocupação de alguns ambientalistas e frequentadores do Parque Cidade de Toronto em revitalizar a infraestrutura do Parque o Movimento se iniciou, mas obteve mais força ao descobrirem o Projeto da SIURB- Prefeitura de Sao Paulo  de drenagem urbana em alguns Parque Urbanos, destacando o Toronto, no qual o lagos serveriam para amortecer as cheias em Lagos de Parques Municipais, se tornando "piscinões", e interferindo negativamente na Avifauna presente.

O Movimento, criado pelo Ambientalista Edson Domingues,  conta com a presença de pessoas engajadas em movimentos sociais locais e ambientalistas, como eu, Érica Sena, além da presença de moradores do entorno do Parque, e do Vereador Aurélio Nomura.

Para o Vereador Aurélio  Nomura, essas medidas prejudicam o meio ambiente.É estranho a prefeitura apresentar um projeto que transforma lagos em piscinões porque essas obras acabam com a fauna e a flora do local. É um absurdo utilizar lagos como sistema de macrodrenagem da cidade”.

"Muito ainda temos a fazer. Uma base orçamentária realizada pela Prefeitura para recuperação de ambas as passarelas está sendo atualizada por técnicos da Secretaria. SVMA está empenhada na realização da batimetria do lago para projetar o desassoreamento." , relata Edson Domingues



Sobre o Parque Cidade de Toronto em São Paulo
Localização:  Av. Cardeal Motta, 84 – City América / Pirituba 
Resultado do programa de intercâmbio profissional, criado em 1987 pelas prefeituras da cidade de São Paulo e de Toronto, no Canadá, e coordenado por SEMPLA, a área escolhida para implantação do Parque está situada junto à Rodovia dos Bandeirantes e atende vários bairros da região de Pirituba.
Remanescente do loteamento “City América”, os brejos e o lago constituem grande parte da área, que por isso apresenta uma fauna com morada e hábitos típicos desse ecossistema.
 Apresenta registro de cerca de 84 espécies,destacando a Avifauna. 
Garça branca
Já foram observadas o aparecimento do gavião-de-cabeça-cinza e as inusitadas aparições de flamingo-chileno, que por alguns dias descansa e se alimenta no lago. Além disso, foram observados exemplares de preá e furão.
Possui vegetação composta predominantemente por brejo, bosque com espécies que caracterizam a paisagem canadense, áreas ajardinadas, além de reflorestamento com espécies nativas de Mata Atlântica. Destacam-se maciços de capim-dos-pampas, copaíba, ingá-banana, ingá-bugio, ingá-doce, ipês (Handroanthus chrysotrichus, H. heptaphyllus e H. impetiginosus), quaresmeira, quaresmeirinha, liquidâmbar, paineira, pau-brasil, plátano-de-londres, suinã e tuia-do-canadá.(Prefeitura de São Paulo)
Histórico do Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo
Foi iniciado em de 06 de Janeiro de 2016,com a criação da Pagina no Facebook ,com a publicação das diversas ações realizadas em defesa do Parque Cidade de Toronto.
"Muito ainda temos a fazer. Uma base orçamentária realizada pela Prefeitura para recuperação de ambas as passarelas está sendo atualizada por técnicos da Secretaria. SVMA está empenhada na realização da batimetria do lago para projetar o desassoreamento." , relata Edson Domingue


Representantes deste Movimento estiveram:
  •  na Secretaria Municipal do Verde - SVMA;
  • na Câmara Municipal de São Paulo;
  •  na Associação Comercial de São Paulo - Distrital Noroeste;
  •  e na Paróquia São Domingos Sávio, onde conseguiram o apoio do Padre José Carlos.
  • Também visitaram o Consul Geral do Canadá em São Paulo juntamente com o Vereador Aurélio Nomura, onde foram recepcionados pelo Consul Geral Exmo Sr. Stéphane Larue.
Os moradores do Parque São Domingos e City América abraçaram a causa.


"As ações do nosso Movimento ganharam eco em outras regiões da cidade. Tornaram-se nossos aliados os Movimentos do Parque Augusta e Parque Linear do Caxingui. O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental - PROAM, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável - CADES Pirituba-Jaraguá e o Blog Pensar Eco também se solidarizaram a nossa luta!", segundo Edson Domingues, organizador do Movimento.
Ações de mobilização:
  • coleta de assinaturas e distribuição de material explicativo (Boletins) em frente ao Parque e no entorno dele, conscientizando os moradores e público do Parque da problemática;
  • conscientização através de cartazes afixados em comércios da região;
  • conscientização através dos meios digitais;
  • reunião com organizadores e sociedade.
Ações do Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo
Convite:
Eu, Érica Sena, convido a todos amigos do Pensar Eco a conhecerem nossa página no Facebook, curtirem e assinarem a nossa petição digital.

Temos que evitar que a Prefeitura de São Paulo, coloque esse Projeto em prática. O Pq da Aclimação, infelizmente já teve seu lago transformado em piscinão. Temos que lutar para que os demais não sejam!
Outras regiões da cidade também estão com mobilização contra os piscinões nos Parques Piqueri, Jacques Costeau, Alfredo Volpi e Burle Marx.

Faço minha, as palavras de Edson Domingues : "Nosso Movimento é feito por você, por nós, por todos aqueles que até aqui chegaram. Muitos chegarão! 
Vamos em frente na busca da recuperação ambiental do Parque Cidade de Toronto!"
                                              #TorontoVivo

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR89621

Pensar Eco, não só apóia, mas participa efetivamente, através de Érica Sena deste Movimento!

Conheça um pouco mais, e nos ajude nessa luta!
Basta curtir a página, assinar a petição digital e compartilhá-la!
Infelizmente não é somente o Pq Toronto que corre esse risco de ter seu lago usado como "piscinão", interferindo drasticamente nos ecossistemas existentes (Lagoa e o brejo).
Basta de obras sem preocupação com o Meio Ambiente!!
‪#‎EngenhariaDaMorteNão‬

Érica Sena
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...