Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sancionada a Lei nº 16.499/2016 que estabelece o Mapa do Ruído


Quando entrevistei no mês passado, o Vereador Aurélio Nomura, ele estava na expectativa de ser aprovado na Câmara Municipal de São Paulo do Projeto de Lei sobre Mapa do RuídoDias depois da entrevista ser publicada soube que foi aprovada, e agora, fico feliz ao comunicar que foi sancionado pelo Prefeito Fernando Haddad.

Parabéns!! A nossa saúde agradece!
Saiba mais sobre o Mapa do Ruído


Poluição Sonora: Os efeitos do ruído sobre a saúdeLei nº 16.499/2016
Você sabe quais são os lugares de São Paulo mais prejudicados com a poluição sonora? 
E os efeitos que estes barulhos causam à sua saúde? 

São estas as respostas que o vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, quer encontrar ao propor o mapeamento completo de todas as fontes e tipos de ruídos na cidade. 

Esse levantamento detalhado para identificar as principais fontes de emissão de ruído de São Paulo, bem como desenvolver políticas públicas para amenizar estes problemas, visando o bem estar da população, agora está estabelecido pela Lei 16.499 de 20 de julho de 2016, de autoria do vereador Aurélio Nomura, sancionado ontem pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e publicado hoje (21) no Diário Oficial da Cidade. 

Para Aurélio Nomura o Mapa do Ruído é um enorme ganho para a cidade e para o meio ambiente. 
“Os nossos ouvidos já estão tão acostumados com estes barulhos que não percebemos o incômodo, mas a nossa saúde vai ficando cada vez mais fragilizada”, explicou o líder da bancada do PSDB na CMSP. 

Dados da Organização Mundial de Saúde (MS) mostram que o ruído está entre as três maiores causas da poluição ambiental, ao lado da poluição da água e do ar. Em função disso, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência auditiva. 

De acordo o vereador Aurélio Nomura, os níveis de ruído na cidade são alarmantes. O Aeroporto de Congonhas, o sistema viário e de trilhos são fontes que afetam nossa saúde e não percebemos”, alerta o parlamentar. 
O barulho excessivo e constante causa inúmeros problemas como insônia, fadiga, falta de concentração, perda de audição, danos ao sistema nervoso central, dilatação das pupilas, aumento dos batimentos cardíaco e alterações do comportamento”, alerta o vereador, citando estudos do Conselho Regional de Fonoaudiologia. 

De acordo com o vereador, um exemplo é a cidade de Lisboa que, com a edição do mapeamento de ruído no ano 2000, conseguiu detalhar ponto a ponto o problema, a partir da qual estabeleceu as intervenções e as políticas públicas necessárias para a eliminação desse tipo de poluição.

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">


Assista o vídeo:Mapeamento sonoro de São Paulo para a elaboração de um diagnóstico sobre o ruído na cidade.

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...