Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Energias renováveis são a opção mais barata hoje

Relatório Fim da ocupação do carvão e do gás?


Os custos de geração de energia renováveis já ​​são, na média mundial, inferiores aos dos combustíveis fósseis e as usinas de energia limpa se tornarão ainda mais competitivas em 2020.  Estas são as principais conclusões de um novo estudo publicado pela Carbon Tracker Initiative, de Londres.


"Os decisores políticos e os investidores realmente precisam questionar a suposições datada sobre custos de tecnologia que não foram atualizadas para o processo de descarboniozação deflagrado pelo Acordo de Paris. Planejar novas usinas de carvão e gás usando as taxas de ocupação e vida útil do cenário business-as-usual  é a receita para ativos ociosos no futuro​​", alertou o chefe de pesquisa da Carbon Tracker, James Leaton.

O relatório Fim da ocupação do carvão e do gás? compara os custos de geração de energia a carvão de quatro usinas recém construídas: carvão, gás, eólica e de energia solar
O documento aplica uma análise de sensibilidade a um custo nivelado de eletricidade (LCOE, na sigla em inglês) em três cenários: um cenário de referência de 2016, um cenário atualizado de 2016 e um cenário para 2020 com base no caminho para mantermos a temperatura abaixo dos 2˚C caminho, onde as decisões de investimento tenham em conta as tendências de descarbonização. Essa comparação mostra que taxas de ocupação reduzidas e vidas úteis mais curtas para as usinas de carvão e gás em um mundo que é descarbonizado de forma constante, o que prejudica significativamente a economia das usinas. Atualmente, poucas modelagens levam em conta esse tipo de dinâmica para o cálculo futuro. Enquanto isso, a combinação do menor custo do capital com as tecnologias mais baratas para a energia solar e eólica melhora a posição competitiva relativa das energias renováveis.

"Esta análise explica porque as energias renováveis ​​já são a opção mais barata em diversos mercados. Esta tendência é susceptível de se espalhar à medida que o crescimento das energias renováveis ​​prejudica a economia de combustíveis fósseis ", disse Paul Dowling co-autor do relatório.

O estudo constata também que o rumo da economia forjado pela aplicação das Contribuições Determinados a nível Nacional (NDCs) pós-2020 vai levar as energias renováveis, em média, a um custo ainda mais competitivo, mesmo se os preços dos combustíveis fósseis caírem e os preços do carbono permanecerem modestos em torno de US $ 10 / tCO2 ou abaixo disso.
O gráfico abaixo mostra a transição dos custos globais médios relativas a partir de de números de referência de 2016 até indicadores operacionais atualizados para um mundo de baixo carbono pós-2020.




O relatório pode ser encontrado neste link:

A Carbon Tracker Initiative é uma equipe de especialistas financeiros que identificam e analisam o risco climático nos mercados financeiros de hoje. Nossa investigação até à data sobre o carbono não queimável, a bolha de carbono, e ativos irrecuperáveis ​​despertou um novo debate global sobre como alinhar o sistema financeiro à transição de energia para um futuro de baixo carbono.

Fonte: Aviv Comunicação
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...