Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Trânsito: ponto de encontro de todo os dias! Érica Sena

Crédito de Imagem: Planeta Sustentável/ Abril

Basta sair de casa, independente do horário, e do dia da semana para nos depararmos com trânsito. E isso é notado ao tentamos atravessar a rua da nossa casa, quando estamos dentro do carro, ou estamos num transporte coletivo.

Para os moradores das grandes cidades já é um fato corriqueiro, mas não deixa de ser irritante, ocorrendo sempre que precisamos nos deslocar por diversos motivos. É absurdo notar que mesmo com as inúmeras obras prontas e em construção (estradas e pontes), parece não haver solução para o trânsito.
Você já reparou nisso?

Além do não investimento em transporte coletivo, inúmeras propagandas são jogadas na mídia visando vender mais automóveis, fazendo com que a frota cresça de modo caótico, acompanhando o crescimento também caótico da população dos grandes centros urbanos. A indústria automobilística facilita e induz a compra de carros novos, através de diminuição do IPI, e facilidade de pagamento, sem prever o problema. Até uma criança pode notar que não tem mais espaço para eles nas ruas. Onde iremos parar?

Além de poluição do ar, há também aumento de stress pelos motoristas que passam horas neste inferno urbano. Quantos problemas físicos estão nos acometendo por ficarmos a mercê desse caos urbano? Problemas respiratórios por ficarmos inalamos partículas altamente perigosas, surdez (buzinas, motores, e outros sons dos centros urbanos), entre centenas de sintomas de stress e desequilíbrio emocional.

Será que conseguimos trabalhar bem, ou estudar bem, depois de ficarmos horas parados no transito, dentro de carro confortavelmente ou num transporte público abarrotado? Ou pior, como voltamos para nossa casa ao fim do dia? Isso é qualidade de vida? Será que cada um sabe quantas horas são perdidas durante o deslocamento entre sua casa e trabalho ou escola, ou mesmo nos deslocamentos para fazer compras, ir a uma consulta médica ou, até mesmo para o lazer?Se pensarmos bem passamos muitas vezes mais tempo no caminho do que no local de destino.

  E para o meio ambiente há interferência?  Sim, é altamente insustentável isso, pois além do desgaste físico e mental das pessoas, há aumento da poluição do ar, e a necessidade de produzir mais combustível (fóssil). O carro, o caminhão,  o ônibus, a motocicleta emite uma quantidade enorme de partículas  poluentes na atmosfera, dentre eles os gases de efeito estufa, ajudando no aquecimento global. Os grande centros urbanos, como São Paulo. colaboram com o aquecimento global.

 Diante de estarmos colocando em cheque a nossa saúde e a do Planeta, será que não está na hora de mudarmos algo, como trabalharmos, estudarmos mais próximos de casa, ou utilizarmos transportes coletivos (temos que lutar para melhorá-los também), ou até ir de bicicleta ou a pé? Sei o quanto é difícil propor isso para pessoas que perderam o costume de andar, e se entregaram ao conforto em quatro rodas.

Segundo o Relatório da Frota Circulante, até 2015, o Brasil contava com uma frota de 42,6 milhões de veículos em uso (aumento de 2,5% em comparação com 2014). Estima-se que agora devemos estar perto dos 50 milhões.  Só no Estado de São Paulo a frota estimada até março deste ano (2016) pelo Detran, era de  27,8 milhões de veículos 
(incluindo motocicletas, caminhões e ônibus e veículos agrícolas, que corresponde a 1/3 da frota nacional). Deste total, 17,6 milhões são de carros de passeio (63%).

Agora você entende porque há tanto transito em São Paulo? Mais da metade da frota se encontra aqui!
 Qual será a melhor solução para isso?

Deixo algumas dicas:
  •  Lutar por um melhor transporte público, com mais  linhas de metrôs, trens, VLTs, ônibus;
  • Carona solidária: um carro pode levar mais do que uma ou duas pessoas. Chega de individualismo! 
  • Deixar alguns dias da semana o carro na garagem e ir de transporte público;
  • Usar táxi, Uber , bicicleta, ao invés de sair com seu carro sempre!
  • Se o deslocamento for pequeno dentro do seu bairro, vá a pé ou de bicicleta. Faz bem para a saúde, para o planeta, e para o bolso!
  • Procurar estudar mais próximo do seu local de trabalho ou residencia.
  • E, paciência, um bom som no carro ou na Play list do seu celular para alegrar no caminho. Ninguem merece ficar ouvindo lamentações das pessoas dentro do transporte público.(rs). Bom deslocamento. Nos vemos em algum transito por aí!


Érica Sena- dez/16

. Bióloga, gestora ambiental, educadora, especialista em Tecnologias Ambientais, blogueira, palestrante.

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...