Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 10 de setembro de 2017

Mensagem deixada na 7ª Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica

7ª Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica envia uma mensagem forte: 
pare a degradação, cumpra a promessa de restauração

Foz do Iguaçu, Brasil, 1 de setembro de 2017 - Na Tríplice Fronteira, onde Brasil, Argentina e Paraguai se encontram, mais de 1.000 cientistas e profissionais de restauração, representando organizações ambientais e de desenvolvimento, corporações privadas, agências governamentais e líderes comunitários reuniram-se na 7ª Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica. Durante cinco dias de debates científicos, oficinas práticas, discussões políticas e viagens de campo, esses delegados de mais de 55 países discutiram o estado da restauração ecológica em todo o mundo. 

Inspirados pelo extraordinário poder da natureza de Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo, eles se juntaram para enviar uma poderosa mensagem ao mundo: parem com a degradação ecológica e restaurem os ecossistemas - agora é o momento de reverter a maré da destruição ambiental.

Este importante encontro resultou da confluência entre a Sociedade Internacional de Restauração Ecológica (SER), a Sociedade Brasileira de Ecologia da Restauração (SOBRE) e a Sociedade Iberoamericana e do Caribe de Restauração Ecológica (SIACRE). Estas organizações emitiram em conjunto um Chamado à Ação para enfrentar os desafios e oportunidades associados à restauração de todos os ecossistemas, bem como a necessidade urgente de revitalizar e reforçar os vínculos essenciais entre a natureza e a sociedade humana.

"Se for feito de forma eficaz e sustentável, com foco em resultados reais baseados em métricas, a restauração ecológica ajudará grandemente a proteger a biodiversidade, a melhorar a saúde e o bem-estar humanos, garantir a segurança alimentar e da água, entregando bens, serviços e prosperidade econômica, e fornecendo contribuições críticas para mitigação e adaptação à mudança climática ". (Call to Action, SER 2017)

Nunca houve uma necessidade maior deste apelo. Só nesta semana, manchetes alarmantes de todo o mundo relataram furacões, inundações e incêndios que estão causando perda extraordinária de vidas, propriedades e da segurança alimentar e da água.

Os desastres naturais e causados pelo homem são intensificados por decisões políticas que favorecem lucros rápidos em detrimento da proteção ambiental.

"A tentativa do governo brasileiro de reverter a proteção ambiental no Brasil, incluindo a Amazônia, não representa a vontade do povo brasileiro, o consenso científico e as necessidades das gerações futuras. Não só o Brasil deve fortalecer suas proteções ambientais, mas devemos aumentar o compromisso do nosso país com a restauração de alta qualidade
", disse José Marcelo Torezan, presidente do Conselho de Administração da SOBRE.

Apesar de tantas ameaças ao meio ambiente, a Declaração abre com otimismo. A restauração ecológica é uma ferramenta fundamental para prevenir desastres ambientais e mitigar os impactos das mudanças climáticas. O mundo está entrando em uma era de restauração ecológica com governos em todo o mundo assumindo compromissos impressionantes para restaurar terras degradadas através do Bonn Challenge, a Iniciativa 20x20 na América Latina, o Plano de Ação de Curto Prazo para a Restauração do Ecossistema da Convenção sobre Diversidade Biológica, as Metas de Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

"Cumprir esses compromissos internacionais exigirá uma expansão incrível e consistente dos investimentos em recursos humanos e financeiros para restauração, tanto do setor público como privado", disse Consuelo Bonfil, presidente do Conselho de Administração da SIACRE.

"Esta conferência destaca o ambicioso impulso global para a restauração ecológica. O mundo está traçando um novo caminho para uma economia verde que beneficia a natureza e as pessoas ", disse Al Unwin, presidente do Conselho de Administração da SER.

A edição deste ano da conferência global centrou-se na ligação da ciência com a prática da restauração para garantir que os governos, a indústria e os profissionais tenham ferramentas e recursos para efetivamente implementar esta importante agenda de restauração.

"A restauração ecológica, em escala global, está passando da promessa para a realidade, mas permanecem desafios significativos. Somente comunicando abertamente, garantindo a integridade da ciência e incorporando todas as partes interessadas ao processo, podemos garantir que a restauração ecológica conserve a biodiversidade, aborde as mudanças climáticas e melhore o bem-estar humano em todo o mundo ". (Call to Action, SER 2017).

Fonte: Aviv  Comunicação 
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...