Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Dia do Meio Ambiente... motivos para comemorar?







Cada ano, quando se aproxima a Semana do Meio Ambiente, penso e compartilho  a seguinte reflexão: 

"Temos algo para comemorar?"

Esta reflexão se repete há anos, e minha resposta é sempre negativa mas este ano se superou, pois acompanhamos notícias cada vez mais tristes e catastróficas sobre as ações antrópicas no Brasil e mundo em relação ao meio ambiente

Este pessimismo piora ao ter que engolir um governo com pessoas que se aproveitam do momento atípico de uma pandemia com milhares de mortes para acelerar o desmatamento de nossas florestas, burlando as leis ambientais para favorecer madeireiros, mineradores, pecuaristas e o agronegócio, acabando com territórios indígenas, quilombolas e destruindo a biodiversidade de biomas extremamente importantes para o equilíbrio do planeta e para a NOSSA SOBREVIVÊNCIA!  

Cada vez temos mais certeza que as consequências das mudanças climáticas, como: alterações do clima, do regime pluvial e aumento de doenças, como dengue, febre amarela, etc, até o aparecimento de pandemias como a do novo coronavírus serão cada vez mais frequentes e catastróficas. 

Estamos passando por um momento caótico e difícil em todos os sentidos,  parece que , ou sei lá, estamos mesmo fora do eixo, e nada parece normal. E esta situação anormal de isolamento social, insegurança com o amanhã, e brigas políticas para mostrar que lado é o menos pior,  nos deprime, nos revolta e nos torna paralisados. 

Para piorar o meu descontentamento tenho acompanhado discussões desrespeitosas entre ambientalistas nas redes sociais defendendo este atual governo, usando  como argumento que os governos passados foram bem piores que o atual (é possível isso??)  

Essa defesa já era revoltante na época das eleições, já que o candidato não mostrava interesse nenhum na área ambiental, mas agora depois de tudo continuarem na defesa para mim é algo incabível e revoltante.

Bem, cada ambientalista, ou pseudo ambientalista deve saber o que defender, e ainda bem, a maioria pensa como eu, sendo contra este retrocesso ambiental.



Espero que ano que vem tenhamos motivos para comemorar este dia.. esperamos estar bem e saudáveis para podermos comemorar juntos fisicamente a vitória do bom senso. A esperança é a última que morre, não é mesmo?


Abaixo algumas poucas notícias que mostram que não temos motivos para comemorar: 


















Érica Sena
05/06/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...