Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Pensar Eco, presente!... O retorno!




Caros amigos e amigas,




por inúmeros motivos resolvi dar um tempo neste blog por duvidar se valeria a pena ou não continuar com esse trabalho, assim como se deveria continuar nesta área ou não. Acredito que esse meu desencanto foi fruto de uma frustração como educadora ambiental junto a uma sensação de impotência diante de tantas notícias ruins , além do medo de como ficaria o meio ambiente nesse governo atual (naquela época recém eleito). Ai, ai, realmente meu medo não foi a toa, já que hoje a situação é bem pior do que imaginei! Pensei até em acabar com o Pensar Eco, já que não via mais sentido em continuar com este espaço, não me alegrei nem em escrever uma matéria  em relação aos seus dez anos de vida no ano passado, triste isso!

Mas ultimamente senti uma vontade de voltar a me dedicar a ele juntamente com outras funções que fui acumulando em minha vida, como uma outra paixão: a área de terapia holística. Talvez vcs me vejam atuando nesses dois campos e achem estranho, mas porquê não abraçarmos inúmeras profissões de acordo com nossos sonhos, não é? Espero dar conta de tudo! Talvez o fato de mudar de estado, e viver perto de uma bela paisagem natural entre morros e praias do Rio de Janeiro me fez retornar a este trabalho.

Retornar num momento crítico como o atual não é fácil... estamos no olho do furacão!  É um momento amedrontador, mas ao mesmo tempo de harmonia, principalmente para a natureza que  se aproveita do nosso confinamento para se mostrar e se limpar.  Agora temos tempo, algo que nos faltava, para lermos, estarmos em casa acompanhados ou sozinhos, meditarmos, pintarmos, bordarmos, dormirmos, enfim, refletirmos sobre nossa vida, nossas ações e como interferimos no sistema em que vivemos. Momento ideal para voltarmos ao nosso interior, buscar nossa origem e olharmos para o externo com mais respeito e amor. Infelizmente muitos não tem aproveitado esse tempo para se recolher e se proteger, mas sim para quebrar regras, para discutir assuntos sérios sobre o olhar de um líder ou de uma ideologia perversa com fanatismo. Estamos doentes do corpo e da mente, e muitos não têm notado que ao seguir um líder irresponsável vão de contra ao equilíbrio de uma sociedade,  assim como do planeta, já que tudo está interligado.

Só nos cabe pedir desculpas e misericórdia à GAIA , lembrando a ela o quanto somos pequenos, frágeis e despreparados em comparação a ela, e que ela nos dê uma chance de habitar neste planeta para continuarmos nessa missão de conscientizar, educar, formar e agir com finalidade de alcançar a sustentabilidade tão sonhada que atualmente nos parece utópica.

Enquanto os bois passam e os homens desrespeitam leis ambientais visando dinheiro e poder, vidas  de diversas espécies, incluindo a HUMANA são ceifadas sem nenhum pesar e respeito dos nossos representantes e seu simpatizantes! Até quando assistiremos isso com tristeza e revolta, enquanto a maioria num estado de normose acha que tudo está dentro de uma ordem! Até que ponto  EU, VC, estamos num estado de normose, anestesiados, acuados com medo do futuro???

 Ainda achamos que o SER HUMANO é a espécie principal e independente das demais... que pena não aprendemos que somos apenas uma peça desse tabuleiro chamado de ecossistema, onde tudo e todos estão conectados e essa desconexão com a natureza nos enfraquece e nos expõe em situações desesperadoras como a pandemia de COVID- 19 atualmente, mostrando o quanto somos fracos, vulneráveis  e reféns de seres muito menores do que nós como os vírus e bactérias causadores de doenças.

Sempre foi dito que as mudanças climáticas trariam o aparecimento de muitas doenças, mas como sempre pagamos para ver! Agora te pergunto:
 E agora, José? 
Ou melhor: E AGORA JAIR?

Já que o futuro é incerto, bora construir o presente com mais harmonia, respeito a todos os seres vivos, começando pela nossa espécie Homo sapiens, independente da cor da pele, da religião, da classe social e da ideologia!

#BoraLá
#MeioAmbientePreservadoAcimaDeTudo
#PensarEco11Anos
#PensarEcoAntifacista
#EducaçãoAmbientalJa
#SaiaDaNormose
#SemanaDoMeioAmbiente


Érica Sena 
03/04 de junho de 2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...