Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 13 de abril de 2021

Projeto Floema Musical: uma mística pedagógica!




O Projeto Floema Musical é um projeto de educação e sensibilização ambiental, onde a música, através das suas letras e ritmos, se torna uma potente ferramenta pedagógica de educação e conscientização.

Há dois anos que vem sendo testadas algumas composições como ferramentas pedagógicas em cursos, oficinas e vivências de Agroecologia e Meio Ambiente, e que agora pretende ser lançado oficialmente como uma proposta mais abrangente, com 8 músicas compondo o repertório
“Agricultura é arte” fala sobre a relação entre as plantas e o Sol;
“Revolução Verde” esclarece sobre este tema controverso e confuso pra muita gente;
“Ciclar é preciso” fala sobre compostagem e gestão de resíduos;
“Sagrado Caldeirão” fala sobre água;
Baile Edáfico” fala sobre a compostagem com minhocas;
“Bioma Serrado” fala dos 7 biomas brasileiros;
“Terra Mãe Filha Mulher” está como faixa bônus da campanha (precisa ultrapassar a meta 2 para ser gravada). É um canto de reverência e homenagem à força feminina que é matriz, que sustenta e dá suporte a tudo, e que na profundidade do cuidar traz a força veemente de um caráter ético e moral;

"Diversidade Ancestral" vocês podem ouvir agora:


"Festa PANC": ouça agora



Estes dois vídeos musicais da campanha  acima são já duas destas composições que foram musicadas e gravadas, onde se pode ver nas imagens parte deste período experimental inicial do projeto. 
A sonoridade das músicas passa por ritmos como samba, ciranda, forró, coco, maracatu, entre outros ritmos da cultura popular brasileira e mundial (como reggae e blues).
Após gravadas, as músicas ficarão acessíveis através das plataformas de streaming (de música digital) assim disponibilizadas para educadores e educadoras que queiram utilizá-las com suas turmas, em seus espaços educativos.

Para Diego Rizzo, o idealizador deste projeto, a ideia surgiu do encontro de 3 demandas diferentes que se complementam e florescem: 

1- É a necessidade de conceitos e ideias da sustentabilidade, da Agroecologia e da Permacultura atingirem pessoas de todas as idades, e se espraiarem e permearem toda a sociedade. 
Precisamos nos apoiar em referências comuns, e que estes referenciais estejam ligados a valores morais e éticos para com a natureza e a vida; 

2- A cultura popular brasileira é muito rica e diversa e oferece a todos nós, brasileiros e brasileiras, uma identidade e cultura genuinamente nossa. 
Conhecer e valorizar esta cultura oferece um senso de unidade que precisamos fortalecer enquanto povo histórico, e também referencial de superação de crises, pois estas culturas que estão presentes e ativas hoje, são culturas de permanência, que resistem e se reinventam há séculos com criatividade e cooperação; 

3- A necessidade de músicas brasileiras atuais que façam menção e referência a estes valores morais e éticos da sustentabilidade.





 A perspectiva da educação do Projeto Floema vai no sentido da Pedagogia da Terra, ou Ecopedagogia, termo cunhado por Francisco Gutiérrez e que trata de uma educação para a Cidadania Planetária, no sentido de uma cidadania ativa, onde os indivíduos atuam localmente pensando globalmente.  

Diego Rizzo Vieira: Gestor Ambiental, Permacultor, Jardineiro e Paisagista, Educador, Otimista e Pai (da menina Flora). 


"Acredito que a arte e a música são ferramentas fundamentais ao estabelecimento deste senso de unidade, destes referenciais comuns que conectam a todos nós." Diego Rizzo


Que tal ajudar nesta campanha? 




Ouça o que Diego tem para falar sobre essa campanha! 




www.benfeitoria.com/floema


Quer saber mais e entrar em contato com Diego?

INSTAGRAM: @di.ri.vi
FACEBOOK: diego.rizzovieira 

Muito bom né?
Pensar Eco fica feliz em poder mostrar coisas boas acontecendo no meio desse momento complicado, não podemos perder a esperança em um futuro harmonioso e bonito como este Projeto Floema!

Espero que vcs tenham gostado!

Curtam e siga o trabalho do Diego e, se possível, ajudem ele na campanha!
 Parabéns Diego pelo projeto! 
Sucesso e saúde pra vc!
Érica Sena


<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...