quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como funciona o imposto de carbono?

O reconhecimento do público do aquecimento global impulsionou os legisladores do mundo todo a negociar reduções do gás do efeito estufa. Provavelmente você já ouviu alguns legisladores sugerirem um imposto sobre carbono ou, de forma mais ampla, um imposto sobre as emissões de combustível fóssil. Mas antes que a palavra "imposto" dispare as sirenes do alarme, considere o efeito dos combustíveis fósseis queimados no ambiente. Eles causam buraco na camada de ozônio, chuva ácida, alteração climática global e inúmeros outros problemas. O imposto de carbono é uma das duas grandes opções baseadas em mercado para diminuir as emissões (a outra são os esquemas de limitar e negociar. Enquanto a limitação-e-negociação parece ganhar força entre a maioria dos políticos, muitos economistas e consumidores preferem o imposto de carbono por sua simplicidade e imparcialidade.


smokestacks
Fotógrafo: Stephen Strathdee | Agência: Dreamstime
Um imposto sobre carbono poderia ajudar a diminuir as emissões do gás do efeito estufa

O imposto de carbono é uma forma de imposto de poluição. Ele arrecada uma taxa sobre a produção, distribuição ou uso de combustíveis fósseis baseado em quanto carbono é emitido por sua combustão.

O governo define um preço por tonelada de carbono, depois converte-o em um imposto sobre eletricidade, gás natural ou petróleo. Porque o imposto encarece o uso de combustíveis sujos, ele encoraja serviços públicos, empresas e indivíduos a reduzir o consumo e aumentar a eficiência de energia. O imposto de carbono torna a energia alternativa mais competitiva quanto ao custo em relação aos combustíveis poluentes e mais baratos como o carvão, gás natural e petróleo.

O imposto de carbono se baseia no princípio econômico das externalidades negativas. Externalidades são custos ou benefícios gerados pela produção de bens e serviços. Externalidades negativas são custos que não se pagam. Quando serviços públicos, empresas e indivíduos consomem combustíveis fósseis, eles criam poluição que tem um custo para a sociedade: todos sofrem com os efeitos da poluição. Defensores de um imposto de carbono acreditam que o preço dos combustíveis fósseis deve ser contabilizado nesses custos sociais. Colocado de forma simples: se você está poluindo em detrimento de todas as outras pessoas, você deve pagar por isso.

Fonte:: http://ambiente.hsw.uol.com.br/carbono-imposto.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...