Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 17 de outubro de 2009

Artigo de Ruben Siqueira:LULA E DILMA SÓ VÊEM O QUE QUEREM NO SÃO FRANCISCO!!


O deputado Ciro Gomes, o presidente Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, durante visita às obras de integração do São Francisco Foto: Ricardo Stuckert/PR

  A visita de Lula e Dilma pelas obras da revitalização e da transposição do rio São Francisco confirma as suspeitas sobre as razões político-eleitorais destes projetos. E não é só pelo grande séquito de políticos acompanhantes, entre os quais oito governadores, e o pelotão de jornalistas convidados, entre os quais muitos estrangeiros.

Adiada, bem preparada, a visita está sendo chamada de “Coluna” pela imprensa, numa suspeita evocação da “Coluna Prestes” dos anos 30. E não falta repórter que lembre JK em inspeção de obras nos anos 50. Em Pernambuco, a dupla vai dormir em acampamento de peões e sortear casas para famílias desalojadas pelos canais.

Mas, ontem em Buritizeiro-MG, um grupo de 50 manifestantes que questionavam as obras tiveram seus panfletos e faixas apreendidos por órgãos de segurança e só puderam se juntar aos que assistiam ao comício depois de serem fichados. A irritação de Lula era visível diante dos gritos Lula, que traição, o povo não quer transposição!. O cancelamento da visita a Pirapora, do outro lado do rio, teve razões que não eram o alegado “excesso de compromissos”: lá está a única estação de tratamento de esgoto concluída na calha do rio, mas o prefeito é do DEM e duas outras obras do PAC estão empacadas…

Evidente cada vez mais que Lula quer muito além do que só fazer sua sucessora à difícil Dilma, quer mandar por longo período, o suficiente para se tornar o maior mito político da história do Brasil, país que é a sua cara… Para tanto, o popularíssimo presidente, ex-retirante da seca e grande liderança dos trabalhadores e da esquerda vai “resolver o problema da seca”, um dos nós do país. É quase como mudar a natureza…

A vistosa obra da transposição é um “achado” do ponto de vista do marketing e da costura política e econômica. Não só cabala votos, mas encanta as ainda poderosas oligarquias nordestinas e atrai abastados doadores de campanha como as empresas envolvidas na construção e no usufruto do projeto público, poderosas empreiteiras e aquelas não menos do agro e do hidronegócio.

Lula está atrás de uma perigosa unanimidade, vende os “benefícios” dela à direita e à esquerda e ao populacho “nunca antes na história deste país” tão deseducado politicamente… O perigo está também em que o mais ou menos sutil cerceamento da liberdade de opinião e manifestação se torne dura repressão. “Pais da Pátria” quase sempre acabam ditadores.

Ruben Siqueira, Sociólogo, Agente Pastoral da CPT na Bacia do Rio São Francisco, colaborador e articulista do EcoDebate.

EcoDebate, 16/10/2009
Fonte: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2009/10/lula-e-dilma-so-veem-o-que-querem-no.html 


         Nem vou comentar agora...
                                                    ÉRICA SENA

2 comentários:

  1. JÁ PARTICIPEI DE VÁRIAS MANIFESTACOES PELA REVITALIZACAO DO RIO SF EM PIRAPORA E EM BURITIZEIRO, MAS ESSE LULA É UMA DROGA! DESCULPE A PALAVRA, E VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA EM QUE HÁ O DIREITO DE SE MANIFESTAR DESDE QUE SEJA PACÍFICO! E TODOS EM QUE PARTICIPEI ERAM PACIFICOS. ACHO UMA COVARDIA EM PRENDER OS MATERIAIS DOS MANIFESTANTES. LULA QUE TRAICAO O POVO NAO QUER TRANSPOSICAO!!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom viver numa democracia!
    Sou do tempo da ditadura, em que uma simples discordância do Governo era motivo para perda de emprego, prisão e tudo o mais.
    Hoje a coisa é bem diferente.
    Há os que são favoráveis à transposição e aproveitam o grande apelo popular que ela tem para fazer campanha política. Há os que são contrários e se manifestam de todas as maneiras: passeatas, cartazes, debates, blogs, etc.
    Há também um grupo mais restrito, mas não menos atuante, do qual eu faço parte: somos os que apoiamos a transposição, mas enxergamos falhas que precisam ser corrigidas.
    Uma delas são os canais impermeabilizados e revestidos de concreto.
    Para que impermeabilizar os canais se eles passam pelo semi-árido, região que se assenta sobre solo cristalino, de difícil infiltração?
    Vai acontecer algo muito complicado quando as geomembranas envelhecerem, perderem a elasticidade e se romperem. Para consertá-las, vai ter que ser quebrado o concreto e parado o bombeamento. Bombeamento parado vai representar prejuízo na certa e água empoçada, servindo de criadouro para o mosquito da dengue.
    Vamos transformar esses canais de concreto em canais simplesmente escavados no solo, muito mais baratos? A água que se infiltrar no solo será mínima em relação à água que vai se evaporar nos canais e nos açudes.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...