Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 10 de outubro de 2009

Obama ganha Nobel da Paz




O Instituto Nobel Norueguês anunciou esta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.
A contribuição para a entrega das armas nucleares e para o processo de Paz no Oriente Médio são algumas da razões apontadas pelo Instituto Nobel Norueguês. Para esta distinção foram ainda tidos em conta os esforços em questões ambientais e na luta pelos Direitos Humanos.
O comitê sublinhou os “esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”. O presidente do comitê, Thorbjoern Jagland, disse no seu discurso que foram poucas as pessoas como Obama a conseguirem captar a atenção das pessoas ‘e a dar esperança para um futuro melhor’.
O Nobel da Paz foi já atribuído a personalidades como Martin Luther King Jr, Madre Teresa de Calcutá, Aung San Suu Kyi ou Kofi Annan. No ano passado, o prêmio Nobel da Paz foi entregue ao ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari, que esteve envolvido em várias negociações de conflitos como o de Kosovo e Iraque.
Em 2007, o prêmio foi para ex-vice-presidente americano e ativista Al Gore, juntamente com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Em 2006, a premiação foi para o bengalês Muhammad Yunus, pioneiro na implementação do microcrédito para pessoas em extrema pobreza.
A entrega do Prémio Nobel da Paz ocorrerá a 10 de Dezembro e contempla um prêmio de perto de 1 milhão de euros.
Barack Obama, de 47 anos, é desde 4 de Novembro de 2008 o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos da América. “Não há uma América negra, uma América branca e uma América hispânica: há os Estados Unidos da América”, é uma das suas frases célebres.
REAÇÕES
“É possível que se comece a dizer que o Prêmio Nobel da Paz foi prematuro, mas não é se o tomarmos como um investimento”, comentou no seu blog o Nobel da Literatura, o escritor português José Saramago.
O presidente do Timor, Ramos-Horta, entende que a atribuição do Nobel da Paz a Barack Obama tentou comprometer o presidente dos EUA para que leve “adiante a realização das suas promessas”.
A atribuição do Prêmio Nobel da Paz ao presidente americano deve motivá-lo a trabalhar para acabar com a injustiça no mundo, declarou um conselheiro do presidente Mahmud Ahmadinejad em uma primeira reação iraniana.
“A premiação ao Presidente Obama, líder do mais significativo poder militar no mundo, no íncio do seu mandato, reflete as esperanças levantadas pela sua visão do mundo sem armas nucleares’, escreveu o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, na mensagem de felicitações a Barack Obama.
“Em nome do nosso fundador, Nelson Mandela, saudamos Barack Obama pela conquista do Nobel da Paz. Esperamos que o prémio seja um incentivo para que ele prossiga os seus esforços no sentido de alcançar a paz mundial”, refere a Fundação Nelson Mandela.
(Plurale)

Fonte: Mercado Ético 

   Eu achei válido e merecedor, e vc???
Érica

Um comentário:

  1. Bem, Érica, eu achei merecido
    Acho que o Obama fez, está fazendo e espero que faça mais e mais a diferença.
    Com certeza ele veio numa hora que mais precisávamos... não imagino como seria esses anos daqui para frente com Bush ou qualquer outro sem visão da importância do desenvolvimento sustentável como Obama.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...