Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Notícias sobre as metas para Cúpula de Copenhague


EUA-  O presidente Barack Obama apresentará na conferência de Copenhague sobre o clima a meta de redução de 17% das emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos em 2020. A meta se amplia para 30% em 2025 e 42% em 2030.  (...)
Ainda que tímida, a definição da meta é importante, uma vez que Estados Unidos, China e demais países ricos se recusavam a dar uma meta específica sobre a redução das emissões de dióxido de carbono. Os Estados Unidos e a China são os dois maiores poluidores do planeta.

BRASIL- O Brasil deve apresentar sua proposta de redução nas emissões entre 36,1% e 38,9%, classificada pela ministra Dilma Roussef como uma "ação voluntária do governo", sem obrigação compulsória.


Fonte: Folha Online)

CHINA- anunciou redução voluntária entre 40% e 45% na emissão de CO2.

O anúncio da meta do governo chinês de redução voluntária entre 40% e 45% na emissão de dióxido de carbono (CO2) por unidade de PIB em 2020, comparando os níveis de 2005 foi bem recebido pela comunidade internacional. O compromisso foi assumido nesta quinta-feira (26) como preparação para a Conferência do Clima em Copenhague, em dezembro.

A organização ambientalista WWF comemorou o anuncio e a confrimação de presença do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, na cúpula sobre o clima. "O anúncio de que Wen Jiabao irá à cúpula de Copenhague no próximo mês é uma grande contribuição para que se alcance um acordo ambicioso", destacou, em comunicado, o principal responsável de temas climáticos da WWF China, Hou Yanli.

Já a organização ambientalista Greenpeace deu as boas-vindas ao anúncio de que a China reduzirá sua intensidade de carbono (emissão de CO2 por unidade de PIB) entre 40% e 45%, mas afirmou que o país "precisa de medidas mais fortes para fazer frente à mudança climática".

"É um anúncio muito significativo e ocorre em um momento muito importante, mas a China poderia fazer mais", afirmou em comunicado Yang Ailun, responsável do departamento de clima da delegação do Greenpeace no país asiático.


O secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, também saudou o anúncio de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) dos Estados Unidos, e afirmou que suas propostas podem eliminar os últimos obstáculos para um acordo em Copenhague.

 Fonte: G1

2 comentários:

  1. oi,tem selinho p/ vc no
    www.arquivomimirabolantes.blogspot.com
    bjs,monique

    ResponderExcluir
  2. COP15... CLIMATEGATE... e outras tretas do género... nada disto interessa...
    Sou um ser humano relativamente jovem (35) e não preciso de dados científicos nem de cientistas que me digam que isto não está a ir para o ralo...

    BASTA ABRIR OS OLHINHOS

    Quando era miúdo lembro-me de ir ao interior do meu País no Verão passar férias a casa dos meus avós e de tomar banho no rio...
    Hoje se lá for na mesma altura tomo banho é de pó... e não não fizeram nenhuma barragem a montante do sítio onde tomava banho!!

    Quem quer acreditar que a espécie humana não provoca nenhum dano à Natureza que acredite...
    Não está bom da cabeça nem compreende o Mundo que o rodeia... mas pode acreditar no que quiser...

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...