Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Agora é terremoto no Chile!! Onde vamos parar??

Terremoto de 8,8 graus mata ao menos 147

Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu na madrugada deste sábado a região central do Chile, perto de Concepcion,  ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos. A presidente Michelle Bachelet decretou estado de catástrofe e presidente eleito Sebastián Piñera, que assume o poder no dia 11 de março, informou que as mortes já chegam a 147. Foram emitidos alarmes de tsunami em vários países. A capital Santiago ficou sem luz, sem gás e os telefones funcionam precariamente. O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 59 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

Viaduto destruído na capital Santiago (AFP)
A presidente pediu calma à população, mas afirmou que o número de vítimas deverá aumentar. "Com um terremoto dessa força, não podemos absolutamente descartar mais mortes e provavelmente feridos."
O terremoto durou cerca de um minuto, ocorreu às 3h34 e foi sentido em prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram e a população saiu às ruas. O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por tempo indeterminado.
O alarme de tsunami foi dado para Chile, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, toda a América Central, a Polinésia Francesa, além de regiões da Antártida. Pouco após o terremoto atingir o Chile, o Japão também entrou em alerta para possíveis tsunamis e foi confirmado que um tsusami deve atingir o Havaí no fim da tarde.

Brasil - Um comunicado oficial publicado no site do Ministério das Relações Exteriores (MRE), às 11h deste sábado, informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou 'profunda preocupação com o impacto do terremoto'. O presidente também colocou o país "à disposição para assistência que se faça necessária" ao governo e ao povo chileno.  
Ao tomar conhecimento da decretação do estado de catástrofe pela presidente chilena Michelle Bachelet, Lula instruiu o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores a realizarem uma primeira avaliação da situação e das medidas de assistência que o Brasil poderá adotar.


FONTE: Revista Veja, 27/02

Um comentário:

  1. Isso é muito triste !!!Parece que o mapa mundi está sendo destruído lentamente !!!Realmente ,endosso a sua pergunta:aonde vamos parar?até quando a natureza vai aguentar?quando o homem vai despertar?????bjcas

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...