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domingo, 14 de março de 2010

Mais informações sobre Água de Lastro dos navios



A água de lastro, utilizada em navios de carga como contra-peso para que as embarcações mantenham a estabilidade e a integridade estrutural, é transportada de um país ao outro, e pode disseminar espécies "alienígenas" potencialmente perigosas e daninhas.
 
Algumas das espécies exóticas se tornaram pragas em países distantes de seus hábitats naturais, podendo alterar o equilíbrio ecológico local, e causar impactos negativos na pesca, na aquicultura e em outras atividades econômicas. Isto ocorre porque em novos ambientes, alguns organismos ficam livres dos predadores naturais, e em condições favoráveis acabam dominando a fauna local.
A International Maritime Organization da ONU estima que em 1939, 497 espécies exóticas haviam sido introduzidas em ecossistemas de todo o mundo. Entre 1980 e 1998, esse número subiu para 2.214 espécies. Um bom exemplo de organismo exótico que foi transportado pelos ambientes costeiros de todo mundo é o vibrião colérico, que foi um grande problema nas décadas de 70 e 80, que ainda afeta a Índia. Outro invasor conhecido é o mexilhão zebra (Dreissena polymopha) introduzido nos Grandes Lagos nos Estados Unidos. Hoje, esta espécie infesta mais de 40% das águas continentais americanas e causa impactos econômicos severos, principalmente para os setores elétrico e industrial, pois este molusco coloniza massivamente os encanamentos e as passagens de água.
Para se ter idéia da gravidade dos problemas com espécies exóticas, estima-se que somente os Estados Unidos tem o prejuízo de 138 milhões de dólares por ano, incluindo-se os prejuízos e gastos com controles de espécies exóticas aquáticas e terrestres.
A maré vermelha que ocorreu em Guaraqueçaba, litoral do Paraná, causando mortandade de peixes e causando sérios problemas para a população local, foi causada por algumas espécies de microalgas exóticas. Embora não existam evidências, é provável que estas espécies tenham alcançado nossos ambientes através da água de lastro.
Curiosidades:
  • Navios mercantes transportam mais que 80% das commodities mundiais e são essenciais para a economia mundial
  • Um cargueiro com capacidade de 200.000 toneladas pode carregar mais de 60.000 toneladas de água de lastro
  • Todos os navios cargueiros necessitam da água de lastro e não existem produtos substitutos para o lastreamento
  • A IMO estima que 12 bilhões de toneladas de água de lastro são transportadas anualmente ao redor do mundo
  • A IMO estima que cerca de 4.500 espécies são transportadas pela água de lastro pela frota mundial a qualquer momento
  • A cada 9 semanas uma espécie marinha invade um novo ambiente em algum lugar do globo
  • O transporte de bens por navios tem aumentado constantemente, e novos destinos tem sido alcançados
  • As espécies marinhas exóticas são consideradas uma das quatro ameaças aos nossos oceanos.
Por Ariel Scheffer da Silva - Biólogo - Instituto Ecoplan

Fonte: Portal Ambiente Brasil

Um comentário:

  1. Não tenho informação sobre existência de "Regulamento internacional de uso de água de lastro em navios" mas que já passou da hora de existir uma única lei regulamentadora desse procedimento, disso não tenho dúvidas.
    Técnicamente digo que temos outros meios de compensação a serem considerados nos projetos de navios... just ask me!

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Érica Sena
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