Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Segundo Lovelock, o Planeta se salvará sozinho!



O cientista inglês James Lovelock é o cara do movimento ambientalista. Aos 90 anos, ainda mantém sua fama como o pai da teoria de Gaia, criada por ele na década de 70 e segundo a qual a Terra seria um superorganismo vivo capaz de se autorregular.

  A hipótese se repercute com a força das teses atuais. O mais recente sucesso de bilheteria “Avatar” é claramente inspirado na ideia. Na produção, o planeta Pandora também é capaz de regular seu equilíbrio.

Lovelock é naturalmente polêmico. Ganhou a inimizade das ONGs ao defender a energia atômica e criticar os biocombustíveis. Sua mais nova traquinagem é digna de outro registro cinematográfico. Contrariando ordens médicas, ele vai para o espaço. Foi convidado a embarcar na viagem inaugural da primeira companhia espacial do mundo, a Virgin Galactic, de Richard Branson. Quer ver do alto as alterações que a Terra está sofrendo.

Se é que ele acredita nessas alterações da Terra. Em entrevista ontem à BBC, Lovelock deu novas declarações controversas. “Não houve aumento das temperaturas em nenhum momento neste século. E tivemos agora um dos invernos mais frios em muito tempo em todo o hemisfério norte”. Disse mais. Defendeu que mudar os hábitos de consumo para emitir menos gases poluentes e tentar salvar o planeta é “uma bobagem”. Se for salva, segundo ele, a Terra vai se salvar sozinha, que é o que sempre fez.



4 comentários:

  1. Nossa mãe!
    Sera que a teoria da era do gelo se confirma?
    Como vai ficar a ONU e o IMPE e seus seguidores...
    Socorro Molion...

    ResponderExcluir
  2. É do Brasil, mas ninguém ouvi! Boa sorte.

    Com 40 anos de experiência em estudos do clima no planeta, o meteorologista da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion apresenta ao mundo o discurso inverso ao apresentado pela maioria dos climatologistas. Representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Molion assegura que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. Ele também diz que há manipulação dos dados da temperatura terrestre e garante: a Terra vai esfriar nos próximos 22 anos.

    Em entrevista ao UOL, Molion foi irônico ao ser questionado sobre uma possível ida a Copenhague: “perder meu tempo?” Segundo ele, somente o Brasil, dentre os países emergentes, dá importância à conferência da ONU. O metereologista defende que a discussão deixou de ser científica para se tornar política e econômica, e que as potências mundiais estariam preocupadas em frear a evolução dos países em desenvolvimento.
    http://raivaescondida.wordpress.com/2009/12/12/%E2%80%9Cnao-existe-aquecimento-global%E2%80%9D-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul/

    ResponderExcluir
  3. Olá Érica
    Lovelock sempre polémico!!!
    Quanto à Terra se salvar sozinha, não tenho dúvida: a humanidade e milhares de outras espécies é que estão em sério risco; agora, o planeta (e certas formas de vida), esse ainda aí está para durar!!! E se perturbarmos muito, somos aniquilados... nesse aspecto, Lovelock tem razão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cá para mim este senhor tem uma bola de cristal... e sabe que no futuro vão acontecer enormes erupções de vulcões por este Planeta fora... por isso a temperatura vai baixar!!!!
    Já agora alguém me indica a fonte de dados pela qual este senhor baseia a sua "teoria". Obrigado.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...