Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Harmonização de ambientes e sustentabilidade




É possível misturar sustentabilidade com Feng Shui? Para quebrar paradigmas e mostrar que sustentabilidade também pode ser sinônimo de conforto, funcionalidade e  beleza com qualidade de vida e harmonia ambiental o Grupo SustentaX lançou um projeto totalmente inovador: o Residência Sustentável.
 
“O projeto Residencial Sustentável é uma atitude pioneira no país. O desafio de toda equipe de projetistas é tornar uma residência sustentável de maneira criativa, com custo justo, eficiente, funcional, que traga benefícios para o bem estar”, afirma Mestre I Ming, presidente da Sociedade Feng Shui, responsável pela harmonização ambiental do Projeto Residência Sustentável.
 
“O objetivo da harmonização de ambientes é trazer aos moradores boa fortuna na vida, na saúde, nas finanças, nos relacionamentos e também no campo profissional. Na China, esta atividade é denominada Feng Shui ou Bons Ambientes”, explica Mestre I Ming.
 
Cada projeto de Feng Shui é individual, explica o Mestre I Ming. Para ter início um projeto de harmonização ambiental é necessário saber datas e horários de nascimento dos moradores, o marco do Norte Magnético do imóvel,  tamanhos e tipos de mobília, luminárias e objetos decorativos que serão instalados nos ambientes, além de visita ao local e entrevistas com os moradores.
 
No projeto Residência Sustentável, a Sociedade Feng Shui já apresentou o estudo do apartamento e sugestões que estão sendo contempladas no projeto arquitetônico, elaborado pela Arquiteta Cilene Monteiro Lupi. Além dela, os profissionais da Casa de projetos, equipe de paisagismo, também estão trabalhando as instruções para localização e escolha das espécies de plantas nos ambientes.
 
Segundo o Mestre I Ming, os principais pontos críticos em uma residência são a porta de entrada, o hall, as salas e quartos, cabendo a eles um estudo detalhado, principalmente no que diz respeito a energia emitidas pelos materiais, cores, iluminações, ventilações, umidade e temperaturas. “As energias são fatores determinantes no nosso destino”, afirma I Ming.
 
As cinco energias, pelo estudo do Feng Shui,  correspondem aos Cinco Elementos da natureza: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, que são trabalhados para atenuar ou evidenciar determinadas características de seus moradores. “O Fogo significa honra e influencia a comunicação;  a Terra transmite confiança; o Metal traz a justiça e o rigor; a Água tem a ver com sabedoria e é utilizada em ambientes que precisam de dinamismo e flexibilidade; e a Madeira representa  bondade, compaixão e amor. Conforme as diferentes características e respectativas necessidades para alcançar os anseios de cada cliente, o consultor de Feng Shui realiza a dosagem dos Cinco Elementos”, finaliza.
 
 
 
Sobre o Residência Sustentável

O propósito do projeto Residência Sustentável é contribuir para a disseminação do tema sustentabilidade de forma prática em um nível em que as pessoas poderão identificar maior interação com as ações que serão desenvolvidas e que poderão ser adaptadas e replicadas no seu dia-a-dia.
Até agora, o público em geral tem confundido sustentabilidade com ecologia. Ecologia está ligada ao foco exclusivamente de preservação ambiental enquanto que a sustentabilidade requer que haja um equilíbrio entre o retorno financeiro e a minimização dos impactos socioambientais, incluindo a saúde das pessoas.
Nesse campo da sustentabilidade em edificações muito se tem falado dos prédios comerciais que têm recebido certificações, deixando o público sem compreender como a sustentabilidade pode fazer parte de seus projetos de reformas, arquitetura de interiores e decoração.
Assim, as grandes novidades deste projeto são demonstrar que:
1) Para incorporar sustentabilidade em sua casa não é necessário criar um “efeito floresta” com excesso de plantas, montar ambientes rústicos (tipo “salon de faroeste”), ter uma decoração primitiva com tocos de madeira e que, ao mesmo tempo, não há a menor necessidade de se abrir mão de conforto e de beleza;
2) Já temos hoje em nosso país profissionais de todas as áreas (arquitetura, elétrica, hidráulica, paisagismo, harmonização ambiental…) capazes de conceber e implantar projetos Residenciais Sustentáveis;
3) Já temos produtos de qualidade, que são produzidos e distribuídos com responsabilidade socioambiental e que, importante, apresentam índices de toxidade abaixo dos limites impostos pelas normas internacionais;
4) É possível conciliar Feng Shui com sustentabilidade.
Resumindo: o projeto Residência Sustentável é um inédito trabalho conjunto de todos os profissionais e empresas participantes no sentido de desmistificar o conceito de sustentabilidade aplicado à moradias demonstrando, passo-a-passo, como é plenamente possível se reformar e decorar um apartamento, seguindo critérios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente.
 
Mais informações:
 
 


Sociedade Feng Shui
Tel: (11) 9810-0973/ 2613-0973 / 2368-0973
 
Janaína S. e Silva
Assessora de Relações Institucionais
Grupo SustentaX - www.GrupoSustentaX.com.br
Al. Santos, 2223 - 3o andar - CEP 01419-002 - São Paulo/SP
Tel: 11 - 3062-5031/ 8281-1562
 

Um comentário:

  1. Acho que dá para misturar feng shui com tudo! Até com sustentabilidade!
    Adorei.

    Tava meio sumida, mas voltei!

    beijos
    Cintia
    ~preservblog~

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...