Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Comissão de universidade mineira orienta produtores rurais para redução de emissão de gás carbônico

 
Esta semana uma comissão multidisciplinar formada por professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Viçosa, MG, anunciou os resultados do projeto Carbono Zero, coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Florestal, DEF, Laércio Jacovine.
O projeto tem como objetivo principal quantificar as emissões de gás carbônico pelos produtores rurais. Durante a 81ª Semana do Fazendeiro, mais de cem produtores da região passaram pelo estande instalado na universidade para calcular as emissões de suas propriedades.
Paralelamente aos cálculos, a comissão ofereceu informações sobre como os produtores podem adotar medidas para reduzir as emissões de carbono. Foram distribuídas, ainda, mudas de 400 espécies, como jacarandá e jequitibá.
O mestrando em Ciência Florestal, Daniel Brianezi, destacou que cerca de 60% dos produtores apresentaram avaliação positiva. Mesmo que as atividades sejam responsáveis por uma quantidade considerável de carbono, a floresta que possuem em suas propriedade acaba mitigando os efeitos.
O grupo elaborou uma planilha para levantar informações como consumo de energia, transporte, cultivo e presença de atividade agropecuária. A pesquisa revelou que 75% do gás emitido provem de atividades pecuaristas, 17% do cultivo agrícola, 5% do consumo de energia e 3% devido ao uso de transportes.
O projeto terá continuidade, segundo o coordenador, “muitas vezes a gente é consciente, mas não faz nada, é preciso aliar a consciência com  a ação”, ressaltou.( ascom).

Fonte: Ambiente Brasil,21/07

Um comentário:

  1. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

    A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

    Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...