Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

Semana da água no Pensar Eco!



Amanhã comemora-se o Dia Mundial da Água...quer dizer: não sei se temos o que comemorar. Mas em respeito a esse recurso indispensável a todos os seres vivos, inclusive os seres humanos farei dessa semana a Semana da Água, onde diariamente discutiremos um aspecto deste tema.
                                Érica Sena


Câmara realiza sessão em homenagem ao Dia Mundial da Água. Os Parlamentares cobram uso racional de recursos hídricos


A Câmara realizou sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Água (22 de março).

Deputados defenderam nesta segunda-feira (21) a necessidade urgente de repensar o uso racional dos recursos hídricos como forma de garantir a continuidade da vida no planeta.
 Em sessão solene que celebrou o Dia Mundial da Água – comemorado oficialmente amanhã, 22 de março –, eles chamaram atenção para os principais problemas que o mau uso desse recurso pode causar, entre os quais fome e sede, decorrentes de uma escassez prolongada, e até possíveis guerras por disputas pela água como fonte de energia e para uso na agricultura.


Autor do requerimento para a realização da sessão, o deputado Izalci (PR-DF) ressaltou que o homem, mesmo sabendo que a água é imprescindível para a vida e existe em quantidade limitada, continua gastando em demasia e contaminando mananciais

. “A ação do homem é excessivamente perigosa, sobretudo porque ocorre em proporções gigantescas nas grandes cidades, onde consumimos muita energia, produzimos muita poluição e acumulamos muito lixo”, disse Izalci.


Ele lembrou que desde 1995 o Banco Mundial já alertava para a hipótese de conflitos internacionais ligados a disputas por água, e não mais por petróleo ou questões geopolíticas.

 “Hoje, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), já contabilizamos 250 milhões de pessoas em 26 países sofrendo por causa da escassez crônica de água”, afirmou. Segundo Izalci, apesar de o Brasil possuir cerca de 20% de toda a água potável do planeta a distribuição do recurso não se dá de maneira uniforme em todo o território, o que, segundo ele, caracteriza um problema de gestão.


Gestão integrada das bacias


Também apontando deficiências no uso racional da água, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) observou que quase 80% dos recursos hídricos brasileiros estão concentrados nas bacias dos rios Amazonas, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Paraná e Paranapanema.

 “É por isso que em nove regiões metropolitanas o Brasil vive no fio da navalha, torcendo para que não falte água na época das chuvas para não haver escassez durante o período de estiagem”, destacou o deputado, ao defender a gestão integrada das bacias.


Saneamento Básico


No entanto, Mendes Thame afirmou que a escassez de água não é o único problema. Para ele, a falta de saneamento básico, que acaba contaminando manaciais, é uma questão tão grave quanto a própria escassez.

“Hoje, 85% do esgoto doméstico brasileiro ainda são jogados nos rios, lagos e mares, sem tratamento. Não se trata, portanto, apenas de uma questão ambiental, e sim de saúde pública”, afirmou o deputado, destacando dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro que mostram que cerca de 68% dos leitos de hospitais estão ocupados por pessoas que contraíram doenças transmitidas pela água.


Desastres naturais


O deputado João Maia (PR-RN) afirmou que outros problemas relacionados à má gestão decorrem do assoreamento dos rios e de construções em áreas consideradas de risco, que acabam transformando a água em fonte de tragédias. “Não me refiro aqui a tragédias como a do Japão, onde nada se podia fazer, mas às ocorridas na região serrana do Rio de Janeiro, em Recife, em Alagoas, no Paraná e em Minas Gerais, regiões onde a chuva, que deveria ser bem-vinda, acabou provocando enchentes, desabamentos e mortes”, observou.


Reportagem – Murilo Souza
Edição – Regina Céli Assumpção
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/MEIO-AMBIENTE/194606-PARLAMENTARES-COBRAM-USO-RACIONAL-DE-RECURSOS-HIDRICOS.html

Fonte: Agência Câmara de Notícias- 21/03





Já existem enúmeras leis que protegem a água, mas infelizmente não impedem que as pessoas parem de poluí-la e/ou contaminá-la. Até quando essa impunidade exisitirá?Até quando nossos rios serão abastecidos por esgoto?
Pq o governo não gasta  no aumento de saneamento básico ao invés de ter que aumentar leitos de hospitais e remédios para tratar as muitas doenças de veiculação hídrica?
                     Hein?????????

          Érica Sena

Um comentário:

  1. Prezada,
    Concordo bastante com sua colocação ecológica de fato, pois se os governos investissem mais na educação ambiental a longo prazo, poderiamos ter muito mais qualidade de vida em nossas cidades brasileiras...vamos aproveitar tal data para discultirmos a viabilidade dos trabalhos que valorizam o meio ambiente e seus recursos naturais, e assim a implementação das políticas públicas nos ambientes formais e também informais(escola/empresa/igreja etc)//
    Muito grata pela atenção!
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...