Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A cocriação como solução para o desenvolvimento de produtos sustentáveis

http://www.coletivoverde.com.br/cocriacao/

Há duas semanas atrás nós lançamos uma nova plataforma que pretende repensar como criamos e desenvolvemos produtos. O Coletivo Verde Cocriação é um site de desenvolvimento colaborativo de produtos sustentáveis que pretende solucionar três problemas:
· Dificuldade de encontrar produtos sustentáveis
· Transparência sobre a real sustentabilidade dos produtos
· Custo-benefício mais equilibrado

Veja o video acima e entenda a proposta!https://lh3.googleusercontent.com/DtKsvhPYL2AWfDlRvaTH1rABZaFvuZRsNd-BuJuKmCLR5yftc8V-jDw01BnmCkDr-SOYWWqnNckZFgBlHkH2a37gugsshckdP791cN-cK3JQeRsglBDD


Para Guilherme Negri, um dos fundadores do Coletivo Verde Cocriação, os produtos sustentáveis estão indisponíveis e possuem pouca atratividade para o consumo: "O consumo consciente cresce a cada dia, mas quando as pessoas buscam produtos mais verdes simplesmente não os encontram, quando conseguem finalmente acha-los ficam em dúvida se eles são realmente sustentáveis".

E foi com base nessa visão que os sócios do Coletivo Verde criaram a plataforma de Cocriação. "Através da plataforma conectamos as pessoas e decidimos juntos todas as características do produto: Design, materiais, detalhamentos e até mesmo o seu preço. Através do processo de cocriação é possível viabilizar um produto bacana, sustentável e com um preço justo." Cita Lucas Malaspina sócio e responsável pelo processo de Cocriação.




 Primeira Cocriação - Coleção de Moda Sustentável para o Instituto Ecotece

O primeiro projeto do Coletivo Verde é a cocriação de uma coleção de moda sustentável para o Instituto Ecotece que é um dos principais institutos fomentadores da moda sustentável no Brasil, com prêmios como o Viva o Amanhã, da Avon e A Cara de São Paulo, da Revista Época. Dentre as atividades do instituto esta o fomento do Projeto Retece que capacita mulheres de baixa renda no ofício de corte e costura.

É preciso melhorar as características dos produtos para se alinharem as expectativas e desejos dos consumidores e é exatamente isto que estamos fazendo com a cocriação.”, comenta Lia Spínola, Presidente do Instituto Ecotece.

O projeto da cocriação do Instituto Ecotece já esta rodando e em apenas duas semanas já são mais de 300 colaboradores participando, comentando e enviando imagens! Neste momento está aberta a etapa de inspirações, onde as pessoas enviam imagens que ajudarão a construir o conceito e o feeling das peças da coleção de moda. Veja alguns exemplos das imagens enviadas abaixo.


Colaborando e aprendendo!

Qualquer pessoa pode ajudar a definir como será o produto final. Não precisa ser especialista para colaborar: basta enviar sua opinião sobre o produto e influenciar seu desenvolvimento.

"Queremos empoderar as pessoas e valorizar suas escolhas. Nossa intenção é fornecer informações reais sobre como cada decisão é tomada para que, dessa forma, a própria participação na plataforma seja um processo educativo e de aprendizagem sobre os processos produtivos. É uma maneira eficiente de promover o consumo consciente.", comenta Tulio Malaspina, também sócio da iniciativa.

A apresentação foi feita, mas o leitor só vai saber como a plataforma realmente funciona se entrar lá e participar do processo de cocriação. Mão na massa galera!

http://www.coletivoverde.com.br/cocriacao/

Lucas Malaspina
11. 9 8833 1010
lucas@coletivoverde.com.br
www.coletivoverde.com.br/cocriacao


É isso aí galera!! Muito sucesso a vcs! 
Érica Sena

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...