Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 4 de junho de 2017

Temos o que comemorar algo do Dia Mundial do Meio Ambiente?


É chegado o dia do Meio Ambiente...e muitos se dão conta desta data pelos inúmeros artigos, ações comemorativas durante a semana, e banners bem elaborados e criados pelos representantes da comunicação ambiental nas mídias sociais, afim de chamar atenção de todos!

Tirando os ambientalistas e profissionais das áreas ambientais, que se preocupam com o tema nos 365 dias do ano, a maioria das pessoas ainda continuam achando que falar de meio ambiente é perda de tempo, ou é modismo dos “ecochatos”. 

Primeiramente, o que é Meio Ambiente? 
Meio Ambiente é onde vivemos, pensando desde a nossa casa até o Planeta Terra. E ele pode ser:

         Natural: floresta, serra, oceano, etc.
         Artificial: cidade, aquário, terrário, lago.
         Laboral:  ambiente de trabalho.
         Cultural:  valores: sociais, religiosos, morais, políticos, econômicos, artísticos, entre outros.

Pesquisas indicam que as pessoas e empresas têm se preocupado mais com Meio Ambiente; pode ser verdade, mas estamos ainda muito aquém aos outros países que tem essa preocupação.

Nossos políticos ainda não colocaram a conservação ambiental e os demais pontos da sustentabilidade em suas pautas. Já uma grande parte da sociedade continua com suas atitudes consumistas, imediatistas, esquecendo que precisamos deixar recursos naturais para as próximas gerações.

Nos deparamos com pessoas brigando pelas sacolinhas gratuitas nos supermercados, e depois de usadas, descartadas incorretamente no lixo comum, pois separar o reciclável do lixo comum, ainda é um hábito para pouco, pois usam como desculpa que é muito trabalhoso.

Mesmo o sudeste brasileiro passando por uma crise hídrica, já cantada pelos ambientalistas há anos atrás, presenciamos as pessoas lavando o quintal e calçada de mangueiras, deixando a torneira aberta enquanto escovam os dentes ou ensaboam a louça. E não é só a água que é desperdiçada, a energia elétrica, a comida também são!
Ainda nos deparamos com montanhas de lixo, entulho, sofás jogados nas calçadas e terrenos baldios, que além de enfeiar o espaço, vira abrigo de vetores de doenças. Não podemos esquecer que os animais silvestres ainda continuam a ser comprados.

Enfim... nada mudou!

Diante desses exemplos, e outras centenas deles, pergunto a vocês:
Será que a temática ambiental está sendo discutida dentro das escolas e lares. como deveria, já que trata de garantias de um futuro melhor? 

Será que todos têm a consciência que nossas ações de hoje terão consequências positivas ou negativas no futuro próximo?

Precisamos refletir!

  A natureza já dá sinais que não está satisfeita com as atitudes humanas, e catástrofes naturais estão sendo cada vez mais frequentes, até no Brasil.
Finalizando, vamos relembrar o que a nossa Constituição nos diz sobre “Meio Ambiente”


“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. “Art 5º da CF/88



Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora- Blog Pensar Eco – http://pensareco.blogspot.com
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Um comentário:

  1. Realmente é triste a humanidade ter se acostumado tanto com chão cimentado e ter se esquecido de que precisa de chão de terra para uma boa energia corporal e daí, dar mais valor a tudo o que é artificial ou industrializado e preferir jogar embalagens nas ruas achando que isso é que é normal, fica bem difícil de comemorar o Dia do Meio Ambiente.
    Como fazer os adultos assumirem a parte que lhes cabe na responsabilidade com meio ambiente saudável para todos e não deixar sempre nas mãos das "crianças do futuro" já que elas acabam sendo contaminadas ao longo da vida e essas crianças do futuro nunca dão conta de uma transformação que é urgente, não dá pra ficar esperando, torcendo para que, um dia, o bem finalmente vença o mal?

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...