Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pensar Eco divulga problemas ambientais de sua cidade!!!!! É só mandar para meu email

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, MG


A história de Conceição do Mato Dentro (CMD) começou com a MMX e Eike Batista, detentoras do direito minerário da região. O alvo é a Serra da Fumaça, parte da Serra do Espinhaço (região tombada pela Unesco pela Biodiversidade). O tombamento da região foi feita por uma Lei Municipal, mas que na calada da noite, a Câmara Municipal se reunião e alterou a região tombada, "arredando" para mais próximo do munícipio de CMD, liberando a área de interesse para a mineração.
A MMX associou-se a Anglo American, surgindo então a Anglo Ferrous, para "tocar" o empreendimento em CMD, no qual pretendem retirar o minério em uma cava a céu aberto, com uma extensão de +/- 40 km, no coração do Espinhaço ( Bioma único, devido ao encontro da Mata Atlântica com o Cerrado) .
Paralelamente, em um outro processo de licenciamento ambiental, a MMX solicitou licença para contrução de um mineroduto para transporte do minério de CMD até a cidade de Porto Açu, Rio de Janeiro.
Observem isso!!!!!

A água que será gasta POR HORA COM O MINERODUTO, será equivalente ao abastecimento DIÁRIO de uma cidade com porte equivalente a CMD. O mais estranho é que a licença para o mineroduto saiu primeiro que a licença para a mineração. COMO JUSTIFICAR QUE O GOVERNO DEU LICENÇA PARA CONSTRUIR UM MINERODUTO PARA TRANSPORTAR UM MINÉRIO QUE NÃO TINHA LICENÇA PARA SER EXTRAÍDO?Vamos somar ao fato que o minério a ser extraído é financeiramente, pobre. Para cada tonelada de minério, serão gerados 1,21 toneladas de rejeitos!São tantas incongruências, atrocidades, mandos e desmandos, atropelos administrativos que favorecem às empresas mineradoras, que, apesar de ter vivido, presenciado e chorado com os acontecimentos, dificilmente conseguiria relatar tudo em poucas palavras.

Somente acrescentarei a informação de que o Plano Diretor atual e vigente em CMD, não permite a atividade minerária no município! Como? Não sei....Gostaria que ASSISTISSEM E DIVULGASSEM o Vídeo " ( Flavia Lilian)


Esta matéria foi enviada por Flávia Lilian, MG, 06/05/09



Mande a sua também!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...