quarta-feira, 15 de junho de 2011

Artigo novo: Cuidado com os lobos na pele de cordeiro!


         

A sustentabilidade só ocorre quando atende aos seus três pontos básicos do tripé da sustentabilidade. Para que um produto/serviço seja sustentável ele tem que ser: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo, caso deixe de ser obedecido um deles a sustentabilidade não acontece.

Sendo assim, notamos que a sustentabilidade que se “pinta” por ai, muitas vezes é falsa, e usa desse conceito como marketing para se promover na mídia, comovendo seus clientes e se mostrando melhor no mercado competitivo. Cabe a nós, consumidores desvendar isso e boicotá-los!
A sociedade de consumo tem muito que aprender. Se cada um se tornar mais consciente, mais preocupado com o que acontece ao seu redor, menos acomodado e mais lutador conseguiremos acabar com as empresas que usam do trabalho escravo, como também as que usam da mão de obra infantil e indígena para produzirem seus produtos. Baniremos as empresas que são altamente impactantes ao meio ambiente, ao desmatarem nossas florestas, ao poluírem e contaminarem nossos recursos naturais por falta de uso de novas tecnologias limpas. Como também aquelas testam seus produtos em animais.  O consumidor não sabe o poder que tem, mas quando descobrir, muitas coisas mudarão e talvez a sustentabilidade seja uma realidade. Lembre-se de colocar em seu cotidiano os 5R´s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) nos momentos onde o consumismo for tentador.
Mas enquanto os consumidores mais conscientes não lideram o movimento de boicote a estas empresas, não se deixe enganar com a propaganda, onde tudo é sustentável ou ambientalmente correto (até uma certa palha do aço se diz ser), existe muito marketing verde tentando dar um de “lobo na pele de cordeiro”. Fique esperto e se informe sempre que tiver dúvidas!
Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora-

5 comentários:

  1. Èrica, por que as Entidades ou Fundações que lidam com o Direito do Consumidor não faz um ranking, tanto das melhores Empresas que leva em conta a Sustentabilidade, tanto quanto ás Empresas que não lidam com a Sustentabilidade, esses dados seriam escoreados e levados ás Agências Reguladoras do Direito do Consumidor, por que assim seria um breve Controle Social do Estado e da população, parabéns pelo texto, está ótimo, esclarecedor, bjo.

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  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  3. Oi Nanda,
    obrigada pelas palavras.

    Esse ranking até é feito por agencias, mas não divulgado para os consumidores. Eu concordo com vc.
    bjss
    Érica

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  4. Olá, tenho um blog sobre Biologia e gostaria que você divulgasse meu blog, já estou divulgando o seu. O blog é o Amo Biologia e o endereço é: www.flaviobiologo.blogspot.com. Confira e se você gostar por favor divulgue.
    Abraços

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  5. Oi, Érica!
    Eis uma questão um tanto quanto polêmica. O greenwashing reitera a supremacia do interesse privado, econômico e delega o meio ambiente para o último plano. Um bom exemplo disso é a Bayer, que está promovendo aquele programa programa de Jovens Embaixadores da Sustentabilidade, mas desenvolve OGM's para vender seus agrovenenos. O estratagema do marketing verde age em concomitância com práticas nada sustentáveis.
    Quanto ao ranking, acredito que seria mais viável uma iniciativa dos próprios consumidores conscientes, afinal, o conceito superficial de sustentabilidade já foi incorporado pela mídia e poderia levar a dados equivocados...
    Beijos! :)

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Érica Sena
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