A sustentabilidade só ocorre quando atende aos seus três pontos básicos do tripé da sustentabilidade. Para que um produto/serviço seja sustentável ele tem que ser: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo, caso deixe de ser obedecido um deles a sustentabilidade não acontece.
Sendo assim, notamos que a sustentabilidade que se “pinta”
por ai, muitas vezes é falsa, e usa desse conceito como marketing para se
promover na mídia, comovendo seus clientes e se mostrando melhor no mercado
competitivo. Cabe a nós, consumidores desvendar isso e boicotá-los!
A sociedade de consumo tem muito que aprender. Se cada um
se tornar mais consciente, mais preocupado com o que acontece ao seu redor, menos
acomodado e mais lutador conseguiremos acabar com as empresas que usam do
trabalho escravo, como também as que usam da mão de obra infantil e indígena
para produzirem seus produtos. Baniremos as empresas que são altamente
impactantes ao meio ambiente, ao desmatarem nossas florestas, ao poluírem e
contaminarem nossos recursos naturais por falta de uso de novas tecnologias limpas.
Como também aquelas testam seus produtos em animais. O consumidor não sabe o poder que tem, mas
quando descobrir, muitas coisas mudarão e talvez a sustentabilidade seja uma
realidade. Lembre-se de colocar em seu cotidiano os 5R´s (repensar, recusar,
reduzir, reutilizar e reciclar) nos momentos onde o consumismo for tentador.
Mas enquanto os consumidores mais conscientes não lideram
o movimento de boicote a estas empresas, não se deixe enganar com a propaganda,
onde tudo é sustentável ou ambientalmente correto (até uma certa palha do aço
se diz ser), existe muito marketing verde tentando dar um de “lobo na pele de
cordeiro”. Fique esperto e se informe sempre que tiver dúvidas!
Érica Sena: bióloga, gestora ambiental,
educadora-
Èrica, por que as Entidades ou Fundações que lidam com o Direito do Consumidor não faz um ranking, tanto das melhores Empresas que leva em conta a Sustentabilidade, tanto quanto ás Empresas que não lidam com a Sustentabilidade, esses dados seriam escoreados e levados ás Agências Reguladoras do Direito do Consumidor, por que assim seria um breve Controle Social do Estado e da população, parabéns pelo texto, está ótimo, esclarecedor, bjo.
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ResponderExcluirOi Nanda,
ResponderExcluirobrigada pelas palavras.
Esse ranking até é feito por agencias, mas não divulgado para os consumidores. Eu concordo com vc.
bjss
Érica
Olá, tenho um blog sobre Biologia e gostaria que você divulgasse meu blog, já estou divulgando o seu. O blog é o Amo Biologia e o endereço é: www.flaviobiologo.blogspot.com. Confira e se você gostar por favor divulgue.
ResponderExcluirAbraços
Oi, Érica!
ResponderExcluirEis uma questão um tanto quanto polêmica. O greenwashing reitera a supremacia do interesse privado, econômico e delega o meio ambiente para o último plano. Um bom exemplo disso é a Bayer, que está promovendo aquele programa programa de Jovens Embaixadores da Sustentabilidade, mas desenvolve OGM's para vender seus agrovenenos. O estratagema do marketing verde age em concomitância com práticas nada sustentáveis.
Quanto ao ranking, acredito que seria mais viável uma iniciativa dos próprios consumidores conscientes, afinal, o conceito superficial de sustentabilidade já foi incorporado pela mídia e poderia levar a dados equivocados...
Beijos! :)