A sustentabilidade só ocorre quando atende aos seus três pontos básicos do tripé da sustentabilidade. Para que um produto/serviço seja sustentável ele tem que ser: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo, caso deixe de ser obedecido um deles a sustentabilidade não acontece.
Sendo assim, notamos que a sustentabilidade que se “pinta”
por ai, muitas vezes é falsa, e usa desse conceito como marketing para se
promover na mídia, comovendo seus clientes e se mostrando melhor no mercado
competitivo. Cabe a nós, consumidores desvendar isso e boicotá-los!
A sociedade de consumo tem muito que aprender. Se cada um
se tornar mais consciente, mais preocupado com o que acontece ao seu redor, menos
acomodado e mais lutador conseguiremos acabar com as empresas que usam do
trabalho escravo, como também as que usam da mão de obra infantil e indígena
para produzirem seus produtos. Baniremos as empresas que são altamente
impactantes ao meio ambiente, ao desmatarem nossas florestas, ao poluírem e
contaminarem nossos recursos naturais por falta de uso de novas tecnologias limpas.
Como também aquelas testam seus produtos em animais. O consumidor não sabe o poder que tem, mas
quando descobrir, muitas coisas mudarão e talvez a sustentabilidade seja uma
realidade. Lembre-se de colocar em seu cotidiano os 5R´s (repensar, recusar,
reduzir, reutilizar e reciclar) nos momentos onde o consumismo for tentador.
Mas enquanto os consumidores mais conscientes não lideram
o movimento de boicote a estas empresas, não se deixe enganar com a propaganda,
onde tudo é sustentável ou ambientalmente correto (até uma certa palha do aço
se diz ser), existe muito marketing verde tentando dar um de “lobo na pele de
cordeiro”. Fique esperto e se informe sempre que tiver dúvidas!
Érica Sena: bióloga, gestora ambiental,
educadora-