domingo, 7 de julho de 2024

Momentos especiais ao longo destes 15 anos

 





Quinze anos se passaram... parece ontem que ouvi o conselho da minha irmã, e criei este blog no dia 26 de março de 2009, com o objetivo de diminuir minha frustração em não conseguir trabalhar na área ambiental, já que na época eu lecionava em escolas públicas paulistanas as matérias de Ciências e Biologia.

Confesso que durante os últimos anos, por inúmero motivos, preferi me ausentar  da área ambiental e me jogar em outra área que gosto muito também, o da terapia holística, na qual tenho aprendido muito e notado que nosso equilíbrio mental, emocional e físico está intimamente ligado a um ambiente saudável. É Interessante quando percebemos que as divisões estão em nossa cabeça, já que na verdade tudo está interligado, conectado, onde a Biologia, a Gestão ambiental e Educação ambiental podem conversar muito bem com a Terapia holística, e vice versa. Não me arrependo desta pausa e quase término, acho que foi necessária, mas agora com a situação atual do planeta, a chegada dos meus 50 anos, estou de volta, com novos projetos e novas expectativas, e aberta para o que vier.


Para este retorno ando meio saudosista, revendo o blog para fazer alterações e buscando em meus arquivos pessoais  fotos de momentos felizes que  direta ou indiretamente tem a ver com Pensar Eco nestes 15 anos. Confesso que fiquei meio tocada em rever tudo isso. Deu saudade!!

Mas, você aí, quer saber como o Pensar Eco e minha atuação como educadora ambiental começaram?

 Pois bem, sempre tive facilidade em escrever, e me entendi perfeitamente com o blog, e concomitantemente ao início do Pensar Eco , mandei um email para um jornal local, o Folha Noroeste, com a sugestão de ter uma coluna ambiental, e não é que ele aceitou rapidamente, e lá fui eu escrever mensalmente um artigo.

A minha vida mudou a partir deste mês, além de dar aulas, eu tinha responsabilidade de alimentar sempre o blog e escrever o artigo mensal, mesmo com mais responsabilidades me sentia feliz, útil, realizada.

Lembro como fosse hoje a expectativa em receber a tiragem do jornal com meu primeiro artigo! Inesquecível! Logo comecei a ser reconhecida na rua e receber elogios dos meus alunos, amigos e familiares. Era gostoso ver que o que eu colocava no papel fazia sentido para algumas pessoas, e com isso poderia chegar a sensibilizar mais pessoas que lessem este jornal impresso e entregue de porta em porta em meu território.

Já em relação ao Pensar Eco, com o passar dos meses ele começou a ser seguido, comentado e reconhecido em eventos ambientais, me mostrando que estava no caminho certo. Além do Pensar Eco, fui convidada por outra plataforma em criar um novo blog que chamei de' O ECOcardiograma', onde colocava meus artigos, e por intermédio dele fui convidada a cobrir um evento da Bayer na Alemanha, junto a equipe do Repórter Eco (TV Cultura,) chamado Jovens Embaixadores ambientais. 

Além desta viagem, muitas oportunidades maravilhosas Pensar Eco me proporcionou: conhecer muitas pessoas engajadas na área e trocar experiências, fazer projetos em locais que me enriqueceram profissionalmente como o Cefopea- Reciclazaro, Cooperativa de Reciclagem Crescer, Agenda 21 Pirituba, Coordenação da Agenda 21 Noroeste, direção de uma das divisões da UMAPAZ- SVMA, e tantas outras. Sou muito grata a todos esses lugares por terem me recebido.

Mas, confesso que até hoje me assusto de como as coisas foram acontecendo de forma tão natural nos primeiros 7 anos. Os anos posteriores acabei deixando ele no segundo plano e me dedicando a outros projetos ambientais  ou em outras áreas , esperando outro chamado  do Universo para voltar.

Uau, quantas coisas Pensar Eco me proporcionou!! Quantas pessoas cruzaram a minha vida e direta e indiretamente mudaram algo em mim!!. Me pergunto: " o que seria de mim sem Pensar Eco?"

Agora mais velha, mais experiente, ranzinza, residente na cidade maravilhosa e com a necessidade de me juntar aos meus amigos ambientalistas para conscientizar mais pessoas urgentemente, resolvi voltar!

Será que o Pensar Eco poderá me surpreender ainda mais neste retorno? Esta resposta só tempo dirá, mas desde já agradeço a todos que fizeram dele especial, e poderão continuar fazendo. 

Com muito custo, pois tenho centenas de fotos salva em meu computador, fiz um apanhado de trabalhos e pessoas especiais nesta caminhada, começando por minha família e meu marido, infelizmente não tenho como colocar todos que merecem estar aqui, mas se sintam representados! Gratidão a todos amigos que curtiram e continuam curtindo meu trabalho!

Curtam as fotos!
Sigam Pensar Eco no Instagram    
Érica Sena




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...