Mais de um terço da poluição dos rios Tietê e Pinheiros vem do lixo que as pessoas jogam na rua.
Em toda a cidade de São Paulo, o número de resíduos coletados é impressionante: são 300 toneladas todos os dias, apenas com a varrição das calçadas.
Olixo não está restrito à periferia. Em plena Avenida Paulista, cartão postal da cidade, é possível ver detritos espalhados pela calçada. Quando flagradas jogando lixo no chão, as pessoas desconversam, procurando desculpas. E boa parte da sujeira é encontrada próxima a lixeiras. “Se todo mundo jogar lixo [na rua] não vai adiantar dinheiro nenhum, prefeitura nenhuma para manter a cidade limpa”, disse o administrador José Geraldo Ubaldo.
No Centro da cidade, as ruas chegam a ser varridas até dez vezes por dia. “Vai tudo para os bueiros, fica entupindo, dando enchente, e depois ficam reclamando do governo”, disse o técnico de trânsito José Benedito da Silva.
Na região da Rua 25 de Março a questão do lixo é séria e precária. As barracas espalhadas pela rua ficam cercadas de lixo. Alguns ambulantes montam lixeiras improvisadas com sacos de lixo, mas não é o suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco