06 / 05 / 2009
4,5 mil pneus são recolhidos no Rio em 7 meses de PAC
Em sete meses, operários que trabalham nas obras de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Baixada Fluminense recolheram 4,5 mil pneus que poluíam rios da região, segundo a Secretaria Estadual do Ambiente. Na tarde de segunda-feira, quando o Estado visitou um dos canteiros de obras, 52 pneus - e muito lixo - foram retirados do Rio Sarapuí, em Belford Roxo, um dos sete municípios atendidos pelo Projeto de Controle de Inundações e Recuperação Ambiental. Os pneus, que eventualmente chegariam à Baía de Guanabara, agora seguem para reciclagem...
...Desde o início das obras, dragas e escavadeiras içaram cerca de 500 mil toneladas de lixo misturado com sedimentos. Sessenta quilômetros de três rios - Botas, Iguaçu e Sarapuí - estão sendo dragados. Além do desassoreamento, o projeto prevê a reforma de pontes, a construção de praças, o plantio de vegetação ciliar e a pavimentação de vias e ciclovias nas margens, onde hoje há muita gente morando em barracos.
Para o engenheiro, novas ocupações nas margens do Rio Sarapuí serão evitadas com a estrada de 12,5 km que vai ligar a Via Dutra com a Rodovia Washington Luiz. Ele diz que "A população sofre com as enchentes, mas não tem consciência de que existe uma relação direta com o lixo jogado no rio". Cabral reconhece que a captação de esgoto não estava prevista, mas afirma que o contrato do PAC será alterado para incluí-la. "Não faz sentido falar em recuperação ambiental se o rio continuar recebendo esgoto." (Fonte: Felipe Werneck/ Estadão Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=45408
Vamos mais a fundo neste assunto!!!!
Reciclagem de pneus velhos ou inservíveis
LEGISLAÇÃO: Conselho Nacional do Meio Ambiente publicou a Resolução No 258, de 26 de Agosto de 1999, que trata da destinação final, de forma ambientalmente adequada e segura, dispondo sobre a reciclagem, prazos de coleta, entre outros fatores.
Reciclagem de pneus velhos... para que serve?
Além de ser uma medida mitigadora de impactos ambientais, já que eles demoram muito para se decomporem, podem ser reutilizados (recauchutagem) ou reciclados. Veja!!!
* Petrobras transforma pneu velho em óleo e gás: além de livrar o meio ambiente de material que demora 600 anos para decompor-se, ela está transformando pneus velhos em combustível para uma de suas usinas, a Unidade do Xisto, em São Mateus do Sul (PR). Os pneus são transformados em óleo, enxofre e gás.
*De pneu velho a piso de quadras, tapete e cimento:Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada por empresas fabricantes de pneu, tem uma rede nacional de postos de coleta e destinação adequada os pneus descartados. Aproveitado na indústria, o material produz asfalto, cimento e artigos de borracha
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_295763.shtml
* produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudado para a obtenção de grânulos de borracha. Este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3
base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/reciclagem/pneus.html
* acessórios feitos de pneus: solados de sapatos, chinelos, sandálias...
http://www.gooc.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco