Lei do Cerrado é aprovada em São Paulo
A medida vai garantir, pela primeira vez no Brasil, a proteção do bioma dentro de um território estadual. Com a nova lei, São Paulo passa a ter critérios mais rígidos do que o próprio Código Florestal Brasileiro para a utilização e preservação do Cerrado.
CERRADO no Estado de SP
Originalmente, o Cerrado brasileiro ocupava cerca de 14% de todo o território do estado de São Paulo e, hoje em dia, as ações humanas acabaram reduzindo a área do Cerrado no estado paulista para 0,84% – o que significa que o bioma está criticamente ameaçado.
Para zelar pela preservação do pouco que restou desse tipo de vegetação no território estadual, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou uma lei de proteção ao Cerrado, que propõe novas medidas, como a implementação de restrições mais severas para a concessão de licenciamentos em regiões do Cerrado.
Nas áreas de cerradão – onde a vegetação tem mais de 90% de cobertura de solo – e cerrado Strictu-sensu – que possuem árvores e arbustos tortuoso –, por exemplo, está proibido qualquer tipo de intervenção humana.
Exemplos de Fauna do cerrado
A e B, mama-cadela (Brosimum gaudicaudii); C. guaçatonga (Casearia sylvestris); D e E, Pequi (Caryocar brasiliense) F. Carobinha (Jacaranda sp.) Fotos: F. Tatagiba
Exemplos de Flora do Cerrado
A. Velame-branco Macrosymphonia velame; B. Caliandra ou Flor-do-cerrado (Calliandra dysantha); C. Ruibarbo (Trimezia juncea) ; D. Jarrinha (Aristolochia clausenii); E. Murici (Byrsonima sp.) F. Canela-de-ema (Vellozia squamata). Fotos: Fernando Tatagiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco