sábado, 25 de julho de 2009

Campanha incentiva reciclagem de óleo de cozinha


O mesmo óleo que é utilizado em frituras, além de fazer mal ao organismo se consumido em excesso, também faz um mal enorme ao meio ambiente. Pensando nisso, o Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação de São Paulo e o Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria lançam hoje a segunda etapa da campanha de responsabilidade socioambiental, iniciada no ano passado com a “Sacola Vai e Volta”. A embalagem, feita em algodão cru, é retornável.
Como a primeira campanha foi um sucesso, a idéia agora é incentivar o consumidor a mudar de hábito. Ao invés de jogar o óleo de cozinha pelo ralo, ele pode armazená-lo nos potes vendidos pelas padarias, que também ficarão responsáveis pelo descarte do material. O pote custa R$ 1,50.
Depois de coletado, o óleo será destinado a ONGs que o transformarão em sabão ou biodiesel. “Vemos que a preocupação com o meio ambiente está aumentando cada vez mais e, depois da bem sucedida experiência da Sacola Vai & Volta, sentimo-nos encorajados em lançar um novo projeto para contribuir com a conscientização dos frequentadores das padarias no respeito ao meio ambiente”, ressalta Antero José Pereira, presidente do SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP. Segundo ele, 1 litro de óleo polui 20.000 litros de água potável de um rio.
Quando o óleo é jogado na pia, por exemplo, a gordura fica retida na tubulação e causa entupimentos se não for separado por uma estação de tratamento. Ele também pode se espalhar na superfície dos rios e prejudicar a fauna aquática ou degradar o solo. Os efeitos seguintes são graves como efeito estufa e impermeabilização do terreno.
Mas é fácil evitar esses prejuízos. Basta o consumidor aprender a reutilizar o óleo e também a descartá-lo com consciência. Existem hoje alguns projetos especializados na reciclagem do produto, como o desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Bayer. A premiada pesquisa, vencedora do projeto Jovens Embaixadores Ambientais, analisou a produção de biocombustível a partir do óleo de cozinha. Além disso, o material pode ser transformado em resina para tintas, detergente e glicerina, 100% renováveis.
Exemplos
A reciclagem já é feita desde 2007 em nove estações das unidades Pão de Açúcar. Até o ano passado já haviam sido coletados mais de 17 mil litros de óleo. Segundo a Unilever, o produto é encaminhado às recicladoras de lixo com o intuito de cumprir a sua função social.






http://www.folhanoroeste.com.br
/noticias_view.php?id=1590


Fonte: Folha Noroeste, 23/07























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...