Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Pensar Eco responde a vc!!



Ao longo desses anos, desde que entrei no curso de graduação de Gestão Ambiental, até hoje, ja formada, sempre me perguntam a mesma coisa: O QUE FAZ UM GESTOR AMBIENTAL?

Achei esta definição bem legal....

O papel de todo gestor é o de coordenar uma pesquisa que traga bens sociais e culturais a um setor. Formar gestores é fomentar a pesquisa, desenvolver idéias e criar discussões essenciais para a descoberta científica. Mas como toda profissão, o gestor precisa seguir códigos de ética.

O gestor ambiental tem que levar em conta que a sua prática deve seguir respeitando o meio ambiente e a sociedade. Temas como sustentabilidade e preservação são os principais motivos que impulsionam a carreira de um gestor em busca de meio ambiente respeitado por todos.

O gestor ambiental deve ter em mente várias idéias básicas capazes de compor sua atividade. Deve ter noção que o homem é uma fonte inesgotável de possibilidade, que a natureza e o meio ambiente sofrem com as alterações do homem, deve respeitar e agir de acordo com as leis que lhe são concedidas. Além disso, deve-se ter noção que o mundo hoje é uma aldeia global e que qualquer atitude, por menor que seja, afetará grandes proporções tanto na área científica quanto social.Por isso a razão da ética profissional existir. A ética nos guia no respeito ao próximo e a nós mesmos. Antes de tudo, devemos estar engajados na proposta que escolhemos, a de defender o meio ambiente. O futuro, com grandes desafios, propõe vários caminhos a seguir. Porém, apenas uma atitude é a mais recomendável seja qual for o caminho: a atitude ética.

O gestor ambiental pode melhorar a imagem de pequenas empresas por exemplo. Hoje, com o aumento da preocupação com o meio ambiente e pela escolha dos clientes por empresas que investem na preservação da natureza, a imagem de uma empresa melhora bastante diante da sociedade quando se vê o trabalho de gestores ambientais dentro dela. O gestor ambiental além de ajudar a empresa com técnicas para não poluir o meio ambiente, acaba minimizando os resíduos eliminados através do aproveitamento de materiais e outras medidas.

O gestor ambiental é aquele que deve gerar o projeto ambiental de uma empresa ou de uma Instituição. É de competência do gestor planejar e administrar programas de gerenciamento ambiental, implantação de certificados, controle de qualidade, etc. O profissional deve estar apto a manejar áreas rurais recorrendo a serviços especializados como agrônomos, veterinários etc.

As principais atividades de um gestor são:
participar na elaboração de relatórios sobre impactos ambientais (RIMA), documento indispensável da realização de grandes empreendimentos, controlar mecanismos de tratamento, estocagem etc, mediar a relação de empresas com organizações voltadas para a preservação do meio ambiente, orientar a acessoria de imprensa sobre os problemas a serem resolvidos, tomar medidas para que o impacto social e ecológico dos acidentes seja reduzido, acessorar empresas que pretendem obter certificados de excelência ambiental (ISSO 14000), fornecer informações sobre a toxicidade dos produtos às agências públicas de fiscalização sanitária, participar no processo de compra de materiais incluindo exigências de qualidade e conceber programas de conscientização ambiental.

O Gestor Ambiental tem competências que lhe permitam analisar, gerenciar e propor atividades relacionadas às questões ambientais, a melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente, atuando junto às organizações públicas ou privadas.
http://pt.shvoong.com/humanities/245546-papel-gestor-ambiental/


Gostou???? Junte-se a nós!!
Érica Sena

3 comentários:

  1. olá, Érica.
    Excelente este post. Foi a melhor definição sobre Gestor Ambiental que encontrei. Minha esposa tem se interessado bastante pelo assunto vou mandar o artigo para ela e quem sabe ela começa um novo curso! Valeu e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Erika,
    Seu blog foi contemplado com o selo internacional COMPROMETIDOS, recebido através do Fusca Brasil. Busque o selo no blog http://treesforever.blogspot.com/
    e indique outros blogs que considere dignos do prêmio.
    Abraço!
    GABRIEL

    ResponderExcluir
  3. Érica, to dentro! sou gestor ambiental tbm! Gostei!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...