Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ENVIU e seu criador Stef Van Dongen

Ele estava no Congresso Sustentável 2009, mas infelizmente não assisti seu workshop...
Entrevista feita pela Dinheiro:

Autor(es): Rosenildo Gomes Ferreira Isto é Dinheiro - 03/08/2009

O holandês Stef Van Dongen, especializado em pequenas empresas, lidera uma das iniciativas mais criativas da Europa. Trata-se da Enviu, uma incubadora para jovens empreendedores com foco em negócios sustentáveis. O projeto mais conhecido é a Balada Sustentável - discoteca na qual o movimento dos frequentadores na pista de dança gera parte da energia consumida pela casa noturna. Esse é um dos temas que ele abordou no 3º Congresso Internacional de Desenvolvimento Sustentável, que começa na terça-feira 4, em São Paulo. Em uma das raras brechas de sua agenda, Dongen falou à DINHEIRO:


DINHEIRO - Por que o sr. decidiu criar a ONG Enviu?
dongen -
Ela nasceu da crença de que era possível construir um novo modelo produtivo, baseado na criação de valor para as pessoas e o meio ambiente. Nosso papel é transformar propostas inovadoras em negócios.

DINHEIRO - O desenvolvimento sustentável pode ajudar a reerguer a economia global?
dongen -
Sem dúvida. Temos visto a criação de milhares de empregos verdes, como forma de corrigir problemas gerados pela crise. Contudo, acho que o ideal seria a conversão dos empregos não verdes. Isso sim causaria um impacto forte na economia global e no modelo produtivo atual.

DINHEIRO - O sr. está atuando para tornar menos poluentes os tuk-tuks, os táxis na Índia. Por quê?
dongen -
A questão climática passa por iniciativas em pequena e larga escalas. Na Índia, os tuk-tuks são uma grande fonte de poluição atmosférica. Por meio de uma rede que reúne pesquisadores, empresários e engenheiros, vamos criar um kit capaz de reduzir em 15% a emissão de CO2 desses veículos.

DINHEIRO - E como conciliar sustentabilidade com bem-estar social?
dongen - A pesquisa ligada aos tuk-tuks representa um marco no movimento de tecnologias verdes na Índia. Os condutores desses veículos são pobres e nossa pesquisa pode ajudar a melhorar o desempenho do veículo e a qualidade de vida dos motoristas.

DINHEIRO - Como surgiu a discoteca sustentável?
dongen - Quando morei na Argentina, percebi que a vibração causada pelos dançarinos poderia ser canalizada para a geração de energia. Nosso sistema reduz em até 50% a conta de luz, de água e o descarte de lixo. A Balada Sustentável exigiu investimento de apenas E 250 mil.

DINHEIRO - E já está rendendo dividendos?
dongen -
A Sustainable Dance Club, detentora dos direitos, está licenciando a tecnologia para empresários da Holanda, dos Estados Unidos e da China. Agora, vamos divulgar o produto no Brasil

DINHEIRO - Como o sr. conseguiu arregimentar potências como o Rabobank?
dongen - O segredo da Enviu é combinar esforços de grandes e pequenas organizações. Isso viabilizou a criação do Rotterdam Innovation Lab, que dá suporte a jovens que querem criar negócios inovadores.

DINHEIRO - Qual a importância de "ideias verdes" para o futuro dos emergentes?
dongen -
Elas são importantes para países em qualquer estágio de desenvolvimento.

DINHEIRO - Os brasileiros são favoráveis a produtos verdes, mas não se mostram dispostos a pagar mais por isso. Como ligar essas duas pontas?
dongen - O preço está vinculado à escala de produção, que tende a crescer em função do aumento da consciência ambiental. No Brasil, um bom exemplo de empresa sustentável é o Escama Studio, que comercializa globalmente bolsas feitas de anéis de latinhas de bebidas produzidas por artesãs da periferia de Brasília.

DINHEIRO - Qual a grande lição da crise econômica?
dongen -
Ela marcou a falência do sistema econômico baseado em um modelo produtivo no qual os recursos naturais são infinitos e o trabalho mal remunerado. Precisamos incluir nessa conta o custo social e ambiental de tudo que é produzido.

"A economia verde está criando um novo paradigma de desenvolvimento"

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/8/3/10-perguntas-para-stef-van-dongen








Fonte: Energia eficiente e clipping ( Ministério do Planejamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...