Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 30 de agosto de 2009

Ministro aponta vícios na legislação ambiental

O ministro Reinhold Stephannes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), apontou vícios na legislação ambiental brasileira e fez duras críticas às Organizações Não Governamentais (ONGs), que para ele servem apenas a interesses internacionais. “O conjunto da legislação foi concebido dentro de uma visão meramente ambientalista. Os produtores não foram consultados e somente agora estão colhendo os prejuízos de uma legislação que dificulta a atividade agropecuária em várias regiões”. Mato Grosso foi citado como um dos Estados mais prejudicados.

As críticas foram feitas ontem, em Cuiabá, momentos antes de o ministro falar aos agricultores que participaram da Bienal dos Negócios da Agricultura, na sede do Senar. Segundo Stephannes, a legislação ambiental é “falha, carrega vícios” e não facilita a vida dos produtores.

“Pela atual legislação, os produtores estão sujeitos a serem classificados de criminosos e outros até mesmo perderem parte de suas propriedades. Mas os ambientalistas geniais se esquecem de que o Brasil é o país mais ecológico do mundo e ocupa apenas 6% do seu território com a agricultura, sendo 2,5% com a soja”, disse, citando estudos e análise da Embrapa/Meio Ambiente.

O ministro afirmou que, apesar desta preocupação com o meio ambiente, o Brasil sofre pressões e críticas de todo o mundo, como se fosse o único país do mundo a ter compromisso com a questão ambiental. “A maioria dos países desenvolvidos está com suas reservas exploradas e sucateadas. Mas ninguém vê isso. Todos voltam seus olhos somente para o Brasil”.

Stephannes vê a questão ambiental apenas como pano de fundo. “Na verdade, como o Brasil é o pais mais eficiente do mundo para plantar, acaba sofrendo pressões de ONNs financiadas com recursos externos para impedir que continuemos crescendo”.
(Fonte: Diário de Cuiabá / MT)


Fonte: Ambiente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...