Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 8 de agosto de 2009

Observando as samambaias criaram as folhas sintéticas de vidro geram eletricidade pela evaporação.

Em 2006, a equipe do professor Michel Maharbiz, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estava estudando samambaias, tentando descobrir como funcionam os microcanais que estas plantas usam para transportar água.Eles descobriram que a planta usa a evaporação da água para ejetar seus esporos. Isso significa que a planta transforma um tipo de energia em outro, uma definição bem básica de um motor - veja mais detalhes em Motor movido a evaporação é inspirado em folha de samambaia.

Folha artificial de vidro

Essa mesma equipe descobriu que é possível usar o mecanismo dos microcanais dos vegetais, responsáveis por transportar a água da raiz até a folha mais alta da planta, para gerar eletricidade.
Usando as mesmas técnicas empregadas para a criação dos microcanais do biochips, os pesquisadores criaram a sua "folha sintética," feita inteiramente de vidro e permeada por canais que imitam os canais internos das folhas biológicas. (...)
A folha sintética não é muito eficiente na produção de eletricidade, gerando algo em torno de 2 microwatts por centímetro cúbico, o que é muito menos do que é capaz de gerar uma célula a combustível e nem mesmo a torna uma rival direta das células solares.
Mas as folhas artificiais podem ser usadas como um mecanismo complementar para geração de energia. Por exemplo, o calor que incide sobre os painéis solares pode ser aproveitado para forçar a transpiração das folhas artificiais, gerando um adicional de eletricidade que otimizaria a eficiência total da usina solar.(08/8)
Fonte: Site Inovação Tecnológica e Ambiente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...