quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Reserva de argila é descoberta em São Paulo!!

Um relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aponta a descoberta, no oeste do Estado de São Paulo, da quarta maior reserva de argila do Brasil, calculada em torno de 135 milhões de toneladas.

A quantidade é suficiente para abastecer as indústrias cerâmicas do Arranjo Produtivo Local (APL) da região por 85 anos, para fabricação de blocos, lajes e telhas. O relatório final foi entregue pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na semana passada, no município de Panorama, a 687 km da capital.

A matéria-prima encontrada tem grande espessura da camada de minério e pequena espessura da camada de solo que cobre o minério, o que a torna muito atrativa para as minas produtoras de argila para a indústria cerâmica.
...
Foram realizados 186 furos de sondagem a trado (rotação de um dispositivo cortante) na área Castilho e outros 119 na área Campinal, além de análises granulométricas (tamanho dos grãos), ensaios cerâmicos, análises químicas e raio X. As informações coletadas foram reunidas, consolidadas e tratadas, permitindo a elaboração de mapas e do relatório final.
Mais... http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=47383

Fonte: Ambiente Brasil, 7/8
Interessante....mais preocupante! Espero q façam um extração adequada, não é?
Érica Sena