Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Um gigante (sustentável?) chamado Copan, segundo seu síndico!

O centro da maior metrópole do país abriga um gigante chamado Edifício Copan. De formato sinuoso, as linhas curvas do edifício quebram os ângulos retos da capital paulista. Mais impressionante que seu delicioso atrevimento arquitetônico, obra de Oscar Niemeyer, são seus números.

Foto: Leticia Freire

.
São 1.160 apartamentos e 221 garagens nos subsolos. Vinte elevadores transportam seus cinco mil residentes por seis blocos. É tanta gente que o edifício tem CEP exclusivo.

Com 115 mil metros quadrados de área construída, o Copan conta ainda com uma área comercial ocupada por 70 lojas e uma igreja. Não por menos o prédio ganhou o título de maior conjunto de apartamentos residenciais do Brasil, pelo Guiness Book. Com 32 andares e 140 metros de altura, há quem diga que ele é o edifício residencial mais populoso do mundo.

Números tão grandiosos tornam o Copan praticamente uma cidade, que como tal, vive às voltas com temas da sustentabilidade urbana, como água, energia e lixo. Como a administração lida com isso? Mercado Ético chamou o síndico para saber.

Paixões e Prazeres (de Oliveira)

Foto: Vinícius Camargo
Affonso Celso Prazeres de Oliveira mora no Copan há 40 anos. Desde 1992 ele é o síndico. Sua paixão pela cidade é explícita. Entre um gole do café expresso e um cumprimento a alguém conhecido, ele relembra a modernidade paulistana nos anos 1960 e 1970.
.

“O centro da cidade era a convergência de tudo. Aqui estavam os melhores cinemas, teatros e restaurantes, como o Gigetto, onde se encontrava todo mundo, os artistas”, lembra Prazeres, citando “celebridades” como Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Caetano Veloso.

O Copan sempre aparece no cenário de suas lembranças. “O prédio era referência na cidade. Os estudantes e descasados vinham morar aqui. Eu mesmo morei no bloco B. Fiz festa e toquei violão.”

Os tempos dourados acabaram nas décadas de 80 e 90. O crescimento desenfreado acarretou em sérios problemas urbanos para São Paulo. “Com a deterioração do centro da cidade, o prédio também entrou em declínio, passou a ser chamado de treme-treme”, afirma Oliveira, citando problemas como falta de energia e água, tráfico e prostituição pelos corredores dos apartamentos.

Convocado em 1991 para ajudar um grupo de moradores insatisfeitos com os rumos do edifício, Oliveira acabou eleito. Em 1992 começaram as atividades de “moralização”. As melhorias em segurança foram as primeiras a serem implantadas. Na seqüência, Oliveira focou na questão da água e resíduos sólidos. O Copan entrava, junto com o centro de São Paulo, em um processo de revitalização. Claro que a sustentabilidade não podia faltar nesse capítulo da história.

Limpeza e reciclagem

Por dia, o Copan produz aproximadamente três toneladas de lixo. Mais de 100 funcionários - todos registrados e com seguro, como Oliveira faz questão de frisar - cuidam do processo de limpeza a reciclagem, que acontece desde 1994.

Como a Prefeitura de São Paulo não tem um sistema de coleta seletiva compatível com a oferta de material reciclável, todo o processo acontece em parceria com ONGs e cooperativas. Oliveira estima que tenha algo em torno de 100 mil reais em material reciclável estocado, só aguardando o melhor momento para a venda.

“É como se fosse uma caderneta de poupança. Quando for a hora, a gente saca o dinheiro”, explica. O dinheiro é usado para melhorias coletivas, como a construção de um refeitório para os funcionários. O material estocado no Copan vai de barras de ferro, madeiras, portas, grades, tijolos além dos já tradicionais garrafas de plástico e pilhas. Estas somam meia tonelada por ano, geralmente vendida para um grupo de Santo André.

Com uma população de moradores tão grande o que não falta é oportunidade para melhorar a gestão sustentável do edifício. Oliveira estuda a reciclagem do óleo de cozinha. “Tenho muito problema de entupimento na tubulação por conta disso”, comenta. Ele explica que já houve uma tentativa de coleta seletiva desse material. A pouca participação dos moradores e problemas com a coleta e estoque do material inviabilizaram a tentativa. Mas Oliveira não desiste. “Estou estudando como fazer a coisa acontecer novamente. É preciso.”

Água e energia

Entre as preocupações do síndico está o uso racional da água. Se antes o Copan gastava um milhão de litros de água por dia, hoje o consumo foi reduzido para 400 mil litros. Manutenção, vedantes e reparos realizados pelos funcionários na parte hidráulica dos apartamentos possibilitaram a economia - que chega a 40% na conta de água, comemora o síndico.

Projetos são estabelecidos para o curto, médio e longo prazos. Um dos deles é trocar os sanitários, que, em vez de 12 litros, passarão a consumir 6 litros por descarga. “Água é muito importante para ser desperdiçada”, reforça Oliveira.

Com relação à energia elétrica, todas as lâmpadas comuns foram trocadas por outras mais econômicas. Além de durarem mais - de acordo com Oliveira, há lâmpadas que já funcionam há cinco anos - também gastam menos energia.

Outra medida ligada a eficiência energética é a troca dos elevadores. Doze serão substituídos por tecnologias mais modernas e inteligentes, economizando energia entre tantos sobre e desce. “Os elevadores já foram encomendados. Estamos aguardando para efetuar a troca, mas sem dúvida, essa mudança melhorará nossa eficiência energética”, conta ainda sem arriscar um palpite para a economia.

Preocupação de família

A preocupação ambiental de Oliveira é congênita. Ele aprendeu com o pai, que era fazendeiro no interior de São Paulo, a olhar a vida como um processo sistêmico. Da Faculdade de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, ficaram boas lembranças da juventude e as metodologias de gestão usadas hoje para cuidar minuciosamente do gigante Copan.

Todo o pedido de compra da administração, desde papel higiênico até produtos de limpeza, passa pelo crivo do síndico. Ele testa tudo. O papel de enxugar a mão, por exemplo, tem que ser bom o suficiente para evitar desperdício. “Se você tem uma folha com boa absorção, vai precisar de duas folhas para secar a mão, em vez de 10 de um papel de má qualidade”, explica. Mas reclama que ainda não encontrou nenhum saco de lixo biodegradável de boa qualidade.

E lidar com mais de cinco mil pessoas. Será que ele gosta de tantas demandas? “O ser humano é complexo”, reflete. “Para ser síndico é preciso ser eclético, saber um pouco de psicologia, diplomacia, engenharia, administração, direito”, conclui.

Se ele gosta de ser síndico? “Em tudo o que fiz, sempre acabei me apaixonando pelo trabalho”

(Leticia Freire e Henrique Andrade Camargo, do Mercado Ético)

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/um-gigante-sustentavel-chamado-copan/


Fonte: Mercado ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...