Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CONPET: PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR



Na hora de comprar um carro, os brasileiros têm agora mais um critério para escolher o automóvel que lhes trará maior economia ao longo do uso. Trata-se do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), regulamentado pelo Inmetro e desenvolvido em parceria com a Petrobras.

Anunciado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel (SP), pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o PBE Veicular vai permitir ao consumidor comparar características de eficiência energética dos carros, por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Veículos. A etiqueta é semelhante àquela utilizada em eletrodomésticos como fogões, aquecedores de água a gás e geladeiras.

Cinco fabricantes de veículos que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro (Fiat, General Motors com a marca Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen) foram os primeiros a se inscreverem no programa. Este ano, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão suas informações de consumo e eficiência energética disponíveis para a sociedade. Destes, 24 modelos de duas categorias – compacto e sub-compacto - poderão sair das fábricas etiquetados. Os carros são classificados de A a E, sendo A o mais econômico.

A adesão dos fabricantes de veículos e importadores ao programa é voluntária e renovável a cada ano. Ao decidir participar, a montadora deve informar, no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda, os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos. Essas informações podem ser consultadas na etiqueta, afixada opcionalmente pelos fabricantes nos vidros dos carros a partir deste mês. Os dados também estão disponíveis na tabela publicada nos sítios do Conpet (www.conpet.gov.br) e do Inmetro (www.inmetro.gov.br).

Os primeiros veículos que circularão com a etiqueta foram apresentados no dia 17 de abril de 2009, em São Paulo. O evento realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), teve as presenças de Hamilton Moss de Souza, diretor de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia; Ivo Bucaresky, chefe de gabinete do Ministério de Meio Ambiente; João Jornada, presidente do Inmetro e representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Paulo Skaf, presidente da Fiesp; Mozart Schmitt de Queiroz, gerente executivo de Desenvolvimento Energético da área de Gás e Energia da Petrobras e secretário executivo adjunto do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet); Henry Joseph Junior, representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Volkswagen; Edson Kiohara, representante da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva) e diretor de pós-venda da Chrysler; e Carlos Cavalcanti, diretor de Energia do Departamento de Infraestrutura da Fiesp.

Participam da implementação do PBE Veicular o Ministério de Minas e Energia; a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb); e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Petrobras/Cenpes). A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva), imprescindível para o sucesso do programa.

Fonte: CONPET

http://www.conpet.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...