Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corrente verde do Pensar Eco: eu já plantei e vc???





Bem, plantei uma muda de Palmeira Juçara, no qual se extrai o palmito

Palmeira Juçara - Euterpe edulis ( Mart.) Mata Atlântica

A palmeira Juçara, nativa da Mata atlantica e muito perseguida, é uma ótima opção para plantio em jardins. Floresce de Setembro a Dezembro e frutifica de Abril a Agosto, no outono e inverno, época de maior escasses de alimento.
Tronco fino (até pouco mais de 20 cm de diametro) e porte esguio, folhas largas compostas de finos folíolos, raízes superficiais vermelho vivo.Adulta atinge de 10 a 20 m de altura. Pode ser plantada solitária ou em grupos. Muitas espécies de aves se alimentam de seus frutos: Tucanos, araçaris, pavó, traupideos, sabiás, aratingas. Por tudo isso é uma espécie muito interessante para compor jardins de qualquer tamanho.
É importante tambem termos certeza de consumirmos palmito certificado de outras espécies (Pupunha e Palmeira real), para tentarmos diminuir a predação desta ameaçada jóia da mata atlântica. Infelizmente a maioria dos produtos consumidos em lanchonetes, feiras livres (aquele delicioso pastel de palmito é suspeito também) e restaurantes é proveniente de corte criminoso em area de preservação.( Fonte; Palntar pássaros)

Érica Sena, 21/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...