Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cientistas assinam manifesto para pedir redução de emissões de gases poluentes


Pesquisadores receiam que temperatura média do planeta atinja a marca de 2ºC/Foto: \<
Quarenta cientistas especializados em mudanças climáticas assinaram um manifesto para pedir aos países desenvolvidos que reduzam suas emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2020. O objetivo da ação é que a temperatura do planeta se mantenha abaixo de 2°C. De acordo com a Rede WWF, uma das organizações que apoiaram a elaboração do documento, a média dos níveis de aquecimento global, desde 1990, é de 0,76ºC. Seis dos especialistas que assinaram o texto são brasileiros.

O documento divulgado na quinta-feira, 17 de setembro, informa que evidências científicas indicam que um aumento de temperatura para 2°C trará consequências graves para o planeta, principalmente para os países em condições sociais mais vulneráveis. Segundo a WWF, os eventos climáticos extremos como ciclones, enchentes e secas podem ficar cada vez mais fortes e mais frequentes, sendo que essas nações seriam as mais afetadas por não terem recursos financeiros e tecnológicos disponíveis para enfrentar os desastres provocados por esses eventos.
pa�es em condi��o social vulner�el sofrem mais com o aquecimento global
Tendências indicam que países mais vulneráveis socialmente sofrerão mais com o aquecimento global/Foto: leo.eloy
Para a WWF, os países desenvolvidos, além de reduzir suas emissões, deveriam contribuir com cerca de US$ 160 bilhões por ano para ajudar a financiar ações de adaptação, transferência de tecnologia e redução de emissões nos países em desenvolvimento. A ação da comunidade científica endossada por autoridades respeitadas como John Houghton, ex-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), órgão científico da ONU quando o assunto é aquecimento global.
“É importante ver a comunidade científica empenhada em mandar um recado claro para os governantes mundiais”, destacou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. “Estamos às vésperas de importantes encontros de cúpula como a Assembléia-Geral da ONU e o G-20, e cada sinal que os chefes de estado fazem de que irão realmente comprometer recursos e esforços para deter o aquecimento global no prazo necessário é um grande passo em direção a um acordo justo, eficiente e ambicioso em Copenhague, em dezembro”, completou.
Entre os seis cientistas brasileiros que se manifestaram, cinco são autores do 4º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), sendo eles: Carlos Afonso Nobre, José Antonio Marengo, Paulo Artaxo, Roberto Schaeffer e Suzana Kahn Ribeiro. O presidente do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luis Pinguelli Rosa, também assinou o documento.
-
Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...