Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pra que serve um reciclável não reciclado?

Logística Reversa
Pra que serve um reciclável não reciclado?

Uma embalagem reciclável não reciclada é tão prejudicial à humanidade quanto uma embalagem não reciclável.

Afinal, ser reciclável só tem sentido quando o resíduo é efetivamente reciclado. A aplicação das setas da reciclagem não garante em nada a reciclagem de um material. Para que isso aconteça, existe um conjunto de variáveis que precisam estar ajustadas para que o objetivo final da reciclagem - que é a transformação do resíduo pós-consumo em produto novamente – seja alcançado.

O que é então reciclável de verdade?

Do fim para o começo:

1. Demanda: Deve haver aplicação viável do resíduo reciclado para a mesma ou outras finalidades, gerando demanda e valorizando o material.
2. Tecnologia: Deve haver tecnologia (máquinas e processos) desenvolvida para transformar o material em matéria prima.
3. Logística: O material deve ser disponibilizado para a indústria de transformação de forma economicamente acessível (qualidade, quantidade e armazenamento).
4. Coleta seletiva: O resíduo tem que ser entregue em algum ponto que faça a triagem e destinação dos resíduos – cooperativas ou centros de triagem – ou o bairro deve contar com coleta seletiva adequada.
5. Descarte seletivo: É preciso haver descarte seletivo do resíduo, ou seja, o resíduo deve ser separado dos orgânicos, lixo de banheiro e outros resíduos não recicláveis.
6. Higiene: O resíduo deve ser limpo após o consumo.

São seis passos fundamentais para a verdadeira reciclagem. Atualmente isso é chamado de logística reversa e deve ser responsabilidade de cada fabricante.

Devem-se escolher materiais ecologicamente eficientes e estabelecer processos que garantam a logística para a reciclagem.

Alguns materiais, como o alumínio, papelão e alguns plásticos, já atendem a uma boa parte desses requisítos, o que já os coloca e uma posição muito mais satisfatória mas, e quem é que vai se responsabilizar pelos OUTROS?

Erich Burger Netto

Fonte:Blog LIXOGRAMA- Planeta sustentável

http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/blog/lixograma/

Muito legal esse texto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...