Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Quem são os maiores responsáveis pelo aquecimento global?

Em seu Relatório de Desenvolvimento Mundial, divulgado nesta terça-feira, 15, o Banco Mundial (BM) aponta que, de 1950 a 2005, 64% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) proveniente de combustíveis fósseis foram liberadas por países ricos.

No entanto, depois deste período, a taxa caiu para 50%, e as economias emergentes, como a Índia e a China (atualmente o maior emissor mundial de gases que agravam o efeito estufa) se tornaram responsáveis por quase a metade do CO2 liberado na atmosfera e mais da metade da quantidade da emissão de outros gases.

O relatório aponta ainda que, nos países ricos, as atividades diárias de 1 bilhão de pessoas emitem muito mais gases que agravam o efeito estufa que as de mais de 4,2 bilhões de habitantes de países em desenvolvimento.

O BM, por meio de seu boletim, afirma que se os países ricos reduzissem os “rastros de carbono” de sua população e investissem em novas tecnologias seriam um exemplo a ser seguido pelos países mais pobres, o que geraria resultados consideráveis.

(Envolverde/Opinião e Notícia )

Fonte; Mercado Ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...