Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 31 de outubro de 2009

Acreditem se quiser: diariamente é retirado 500 Kg de lixo do lago do Ibirapuera!!! Creeeedoooo

 Todos os dias, às 6h30, José da Silva Galdino, de 38 anos, e Luiz Antônio Carvalho de Oliveira, de 47 anos, vestem galochas, põem luvas de plástico e entram em um pequeno barco de alumínio. Por oito horas, eles remam pelo lago do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.
O objetivo é recolher o lixo que boia nas águas. Tem de tudo: garrafas pet, copos de plástico, embalagens de salgadinho, bitucas de cigarro, papel. Por semana, são retirados 50 sacos plásticos de 100 litros repletos de lixo - que somam 500 quilos.

"Tem tanta lixeira espalhada pelo parque e o povo insiste em jogar no chão. Acham que só porque tem quem limpe podem fazer uma imundície", relata Galdino

O parque tem mil lixeiras e mais de 140 pessoas responsáveis por manutenção, conservação e limpeza. Na maioria das vezes, o que sobrou do piquenique ou do lanche da tarde é esquecido no gramado. "E o vento leva para o lago." Em dias de chuva, o lixo aumenta. Ele vem carregado pelo Córrego do Sapateiro, que deságua no lago.

 No fim de um dia de trabalho, o barco chega a pesar até 200 quilos. Vazia, a embarcação pesa 90 quilos. O item mais esquisito que já encontraram foi um saco repleto de seringas usadas. "Isso faz uns dois anos. Achei esquisito demais e é perigoso", comenta Galdino. Oliveira se lembra de ter recolhido uma bicicleta toda retorcida e enferrujada. "Não tinha mais nenhuma utilidade." Dinheiro que é bom, nada. Oliveira, certa vez, achou uma nota de US$ 1 e entregou para o amigo de trabalho. "Eu deixei na carteira para dar sorte, mas deu foi azar. Eu fui assaltado e levaram tudo."

'Problema cultural' - Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, o lago do Parque do Ibirapuera é o único que é limpo diariamente. Os dos outros parques passam pela faxina sempre que há demanda. A pasta diz que descartar lixo em locais irregulares "é um problema cultural presente na cidade como um todo". (Fonte: Estadão Online)

Fonte: Ambiente Brasil


Que horror!!! Isso é vergonhoso. O que adianta frequentar um parque para dizer que tem uma vida saudável e jogar seu lixo no chão!!!  Por favor , mostre que vc é racional : JOGUE O LIXO NAS LATAS DE LIXO!!!!
 Será que nossos amigos " sujinhos" fazem isso na casa deles??? Problema culutural??? Acho que é falta de educação, e vc???



Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...