Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alunos da Rede Municipal de SP desenham " A SÃO PAULO QUE EU QUERO" para virar capa de caderno!


Em alguns momentos me frustro com a incapacidade do ser humano em manter o equilíbrio com os demais seres da cadeia da vida, mas em outros momentos, graças a DEUS, noto sementes germinarem com potencial de gerarem bons frutos.
Ontem chegando a escola onde leciono ( EMEF MONTEIRO LOBATO), fiquei sabendo de um concurso municipal de desenho, no qual um aluno de lá havia ganhado e a premiação já havia acontecido. Fiquei curiosa em saber mais, ainda mais que as professoras responsáveis ( Sônia Shirley e Norma) são, além de ótimas professoras, minhas amigas…
Os alunos tinham que desenhar como seria a São Paulo que eles queriam. O mais legal, no meu olhar ambientalista, foi de notar que a natureza em harmonia estava presente na maioria dos desenhos…ufaaaa!!!! Bom sinal, não acham?


No Portal da Educação encontrei essa matéria sobre a premiação…bem legal!!!
A São Paulo que eles sonham é feita com lápis de cor, giz de cera e canetinha colorida. Uma cidade limpa, onde as árvores e o rio Tietê despoluído convivem em harmonia com seus milhares de prédios e carros. Os autores desse olhar sobre a Capital são 20 alunos da Rede Municipal de Ensino que terão seus desenhos estampados nas capas dos cadernos das escolas municipais, em 2010.


Eles estão entre os estudantes que participaram do concurso "A São Paulo que eu quero", organizado pela Secretaria Municipal de Educação e na terça-feira, dia 20, mostraram os seus trabalhos ao prefeito. A programação começou às 9 horas da manhã, quando, acompanhados pelo secretário de Educação, visitaram o mirante do Edifício Altino Arantes (prédio do Banespa). De lá, seguiram a pé até o prédio sede da Prefeitura, para conhecer o gabinete do prefeito. 

Foto: Lilian Borges"A cidade que amo é limpinha, feliz, com um monte de plantas, pessoas educadas e muitas flores para enfeitar". É assim que Elayne de Souza Costa, de 6 anos, entende que seria uma São Paulo ideal. Como mostra em seu desenho, ela faz sua parte: na folha de papel ela está com um amigo jogando a sujeira no lixo, o que faz suas flores e seus pássaros viverem bem. "É para mostrar que tem que cuidar das pessoas e para aquelas que vão nascer", diz a pequena, ao explicar o objetivo de seu trabalho. Foi na EMEI Juca Rocha que Elayne recebeu o desafio de participar do concurso.

Foto: Lilian BorgesNa São Paulo que eles sonham, a cor que predomina é o verde. Como no  projeto do  John Wesley da Silva,  de 13 anos: em  primeiro plano  há um Rio Tietê de água potável, com as encostas gramadas, tartaruga,  borboleta,  peixe e  tem até uma  capivara. Mas não faltam ao fundo  os prédios, antenas, ônibus e caminhões. "Este é o desejo de todo paulistano,  que o Tietê tenha um dia água boa,  água limpa",  acredita o aluno da EMEF Arlindo Caetano Filho, que pensa até na possibilidade de o rio se tornar um cartão postal, como a Avenida Paulista.

Foto: Lilian BorgesA mineira  Maria de Fátima Chaves Carvalho,  de 47 anos,  mora em São Paulo há  35 anos e  se emociona  com a árvore que  plantou certa vez, em frente de casa.  "Peguei uma  sementinha e  coloquei na  calçada e agora  está uma árvore  enorme, que nem  acredito que fui eu que plantei”. Há  três anos ela  voltou a estudar no  grupo de  Educação de Jovens e Adultos da  EMEF Henrique Pegado  e se inspirou em sua árvore ao desenhar uma  São Paulo que o  verde está até na cobertura dos prédios. "A cidade está próxima de ser como a dos meus sonhos”.

Foto: Lilian BorgesMas para um estudante, a cidade ideal já existe. Carlos Eduardo Silva, de 12 anos, estava voltando do litoral paulista, em setembro deste ano, quando seu pai decidiu entrar em São Paulo e seguir para casa na Vila Prudente, pelo centro de São Paulo. "Eu vi o museu e todos aqueles prédios pela primeira vez". Ele adorou e em sua aula, na EMEF Irineu Marinho, logo se pôs a desenhar o MASP, o famoso prédio do Banespa e escreveu o nome de São Paulo em letras garrafais. No cantinho do desenho, um prédio inacabado, chama a atenção. "A cidade dos meus sonhos é sem violência, com museus e tem prédios terminados e outros não, isso sempre vai existir", explica ele, que é realista e ama São Paulo mesmo com suas imperfeições.

Premiação:

O aluno premiado( Mateus Hermógenes Machado), além de levar a família, direção e professores com ele, pode levar um grupo de amigos de sala para passearem pelo centro da cidade , com o Secretário da Educação Alexandre Schneider . Vejam as fotos do evento, tiradas pela turma da minha escola…rs
Veja todos os desenhos premiados no Portal da Educação!!


Professores, direção, a mãe e nosso artista premiado

 
             A obra do Mateus!!

   


LEGAL, NÃO ACHARAM?????
Parabéns a todos que idealizaram, participaram e incentivaram!!!!  E claro, aos 20 premiados!!!
Valeu, EMEF MONTEIRO LOBATO!!!
 Parabéns Sônia Shirley e Norma!!
Parabéns Mateus!!!

BATER PALMAS
Érica Sena

3 comentários:

  1. Que lindo! Adorei a iniciativa e o dsesenho dele ficou mesmo muito legal, parabéns!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal Parabéns Matheus fico muito 10 o seu desenho !

    ResponderExcluir
  3. OI Érica, legal ver o trabalho dos alunos do Monteiro aqui. É um ótimo canal para mostrarmos que tbém temos muitos alunos e professores talentosos. Que bom que trabalhamos com gente tão competente. E, parabéns a vc pela iniciativa e pelo BLOG. Bjs e muito sucesso.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...