Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O dia depois de amanhã!!!



Mais uma vez passei aos meus alunos, e assisti
também, o filme " O dia depois de amanhã". Mesmo sendo um filme não tão atual e criticado por muitos, já que é repleto de referências  científicas equivocadas, ele consegue segurar a nossa atenção e fazer com que pensamos na tão falada Mudança climática.
Cada vez que reassistimos esse filme nos chocamos e nos amedrontamos com as cenas catastróficas, mas muito bem feitas. E se esses acontecimentos poderão se tornar reais, caso não façamos nada para frear o aquecimento global.
  Pesquisei no google sobre os comentários deste filme e encontrei citações interessantes que compartilharei com vcs. São elas:
  
O ex-Vice-Presidente americano Al Gore, ambientalista convicto, afirmou que os riscos que o filme apresenta são uma ameaça real para o futuro de todos nós.

O maior conselheiro científico do governo britânico, David King, tem esperança que milhões de americanos vejam o filme e formem consciência do grave problema.

Equívocos técnicos

David King descreveu o "O Dia Depois de Amanhã" como um "filme de ação espetacular" que mostra a interrupção da corrente do Golfo e, como conseqüência, o hemisfério norte entra em uma nova era glacial.

Os cientistas concordam que a mudança climática pode enfraquecer a circulação térmica, o fenômeno que impulsiona a corrente do Golfo, mas não esperam que ela cause uma interrupção completa como no filme.

King disse que a atual concentração global de dióxido de carbono na atmosfera, de 379 partes por milhão, é a maior dos últimos 420 mil anos, sendo "significativamente mais alta" do que em períodos quentes anteriores.

Isso não significa que a circulação térmica, que eleva a temperatura de parte da Europa em 5ºC, cessaria por completo. Pelo menos não tão rapidamente quanto foi mostrado no filme.

O filme "mostra os eventos acontecendo em um período de poucas semanas. Se isso acontecer, vai levar décadas ou séculos", disse o cientista. "O filme mostra os desenvolvimentos acontecendo em uma velocidade improvável, ou mesmo impossível."

Mas ele diz que, enquanto uma explicação científica sobre mudanças climáticas levaria muito tempo para ser dada, "o filme transmite a mensagem em poucas linhas de diálogo. É um belíssimo exemplo de roteiro".


 Bem, se vc não assistiu assista!! Se já , reveja novamente. 

 Foi legal que assistir hj calhou com o BLOG ACTION DAY, que tem como tema as mudanças climáticas....

Ficha técnica: 

O Dia Depois de Amanhã


Fontes: http://www.ecolnews.com.br/day_tomorrow.htm

dayafter_jpg

2 comentários:

  1. Oi Érica
    o esperado dia chegou e sua participação foi muito legal, parabéns pela postagem.

    Nós que nos dedicamos a um trabalho sobre meio ambiente devemos nos empenhar e participar dessas campanhas tão bem intencionadas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Também já vi este filme várias vezes e é evidente que como filme de Hollywood que é, tem que escalar os acontecimentos... mas a continuarmos nesta senda não anda muito longe do que virá...
    Pode ser que tenhamos a sorte enquanto formos vivos de nunca sentir o efeito de um mega-furação tipo o do filme, mas basta ver a série de ciclones que atingiu a zona das Filipinas/Indonésia/Japão (Pacifico) num curto espaço de tempo para se constatar que neste últimos anos o Clima já não é o que era!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...