Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 3 de outubro de 2009

Pensar Eco responde a você!

Qual é a diferença entre LIXÃO, ATERRO CONTROLADO e ATERRO SANITÁRIO?

 LIXÃO: é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo; isto é: não tem nenhum sistema de tratamento de chorume (líquido preto que escorre do lixo), contaminando o solo e o lençol freático.Como o lixo fica exposto no ambiente há o aparecimento de moscas, pássaros,ratos ( transmissores de doenças), além da presença das pessoas em busca de comida e materiais reciclaveis para vender.O lixão, além de ser um foco de doenças, odores, também é um problema social.




ATERRO CONTROLADO: é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula  que foi remediada, ou seja, que recebeu cobertura de argila, e grama e captação de chorume e gás. Ele é preparado para receber resíduos, sem contaminar o solo, e não fica exposto, pois é coberto com terra ou saibro diariamente.O chorume  não é tratado, apenas é removido para superfície.



ATERRO SANITÁRIO: é o modo mais correto de se depositar o resíduo, já que suas células são impermiabilizadas com mantas de PVC e o chorume é drenado e depositado  num poço, para tratamento futuro. O gás da decomposição do lixo: biogás/ metano é drenado e pode ser queimado em flaires, ou aproveitado para eletricidade. Por ser coberto por terra diariamente não há proliferação de pragas urbanas.


Figuras: Lixo.com.br



 Os 3 depósitos necessitam de áreas para serem usadas e possuem tempo de vida. Aqui em SP, os aterros já estão encerrados, causando um grande problema público e social.
 Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...